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Aap2 - Práticas Educativas em Espaços Não Escolares

Foram encontradas 3 questões
Exibindo questões de 1 a 3.

A Escola Municipal Profa. Irene da Silva Oliveira usa o quintal de uma

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Leia com atenção a seguinte descrição do trabalho desenvolvido por uma escola no estado de Rio de Janeiro:
A Escola Municipal Profa. Irene da Silva Oliveira usa o quintal de uma moradora do bairro para fazer oficinas de educação ambiental. A Márcia, dona do quintal, acabou se envolvendo tanto que passou a desempenhar papel de educadora e não apenas o papel de “emprestadora de quintal”. Outra coisa interessante é que, a cada dois meses, os pais vivenciam um dia de oficina, igualzinho ao de seus filhos.

Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras contribuem com a formação integral de seus habitantes.
II. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras promovem oportunidades para estabelecer diálogos entre gerações.
III. O trabalho desenvolvido por esta escola mostra que as cidades educadoras promovem oportunidades de aprendizagem, entretanto elas são orientadas considerando apenas as dimensões cognitivas de seus habitantes.

Ana é uma professora que está participando de uma palestra organizada

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Ana é uma professora que está participando de uma palestra organizada pela Associação Internacional de Cidades Educadoras. Ao finalizar a fala do especialista encarregado da palestra, Ana questiona: “Então, podemos dizer que uma cidade pode ser considerada educadora quando desenvolve um conjunto de ações para garantir que ela se transforme em um espaço de cultura e desenvolvimento?”
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O palestrante deveria responder: “Não é exatamente isso. Uma cidade se torna educadora quando privilegia o desenvolvimento de ações educativas dentro dos espaços de educação formal”.
II. O palestrante deveria responder: “Essa é uma boa forma de resumir a noção de cidade educadora, visto que ela busca destacar que as cidades podem tornar-se, intencionalmente, espaços educadores para seus habitantes”.
III. O palestrante deveria responder: “Bom, embora é importante que as cidades desenvolvam ações educativas, a noção de cidade educadora destaca, principalmente, que as cidades são, espontaneamente, educadoras.

Uma das grandes orientações dos princípios das Cidades Educadoras

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Uma das grandes orientações dos princípios das Cidades Educadoras é o desenvolvimento de práticas educativas em três grandes eixos: a inclusão, o respeito à diversidade e a emancipação dos seus habitantes. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das práticas e princípios educativos descritas na Coluna A com os três eixos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B
I. Promover a convivência equilibrada dos seus cidadãos, recuperar e valorizar as contribuições de cada um dos grupos culturais que habitam a cidade, promover ações que ajudem para que cada habitante perceba que sua identidade cultural é reconhecida.
1. Eixo: emancipação
II. Assegurar a participação de todos os habitantes nos espaços públicos e de tomada de decisão, eliminar barreiras físicas e culturais que possam impedir que os habitantes exerçam seu direito à igualdade.
2. Eixo: inclusão
III. Desenvolver ações através das quais seus habitantes possam garantir a liberdade de expressão e o diálogo cultural.
3. Eixo respeito à diversidade