Voltar para Questões Diversas

AV Análise do Discurso

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 2 questões
Exibindo questões de 1 a 2.

Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação

Direito

Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação histórica, sendo esta relação repleta de construções, interpretações e perpassada por relações de poder. De acordo com o autor, o discurso não é compreendido apenas como um conteúdo representado por um sistema de signos, mas também como“[...] práticas que formam sistematicamente os objetos de que fala [...]” (FOUCAULT, 2012, p. 60).

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

Considerando a relação de poder e discurso, analise as afirmativas a seguir:

I - É na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos.
II - A instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso.
III - As relações de força fazem parte das disputas pelos sentidos, de fazer ouvir uma demanda e da luta para ser reconhecido.
IV - Somos sujeitos de linguagem, na formação social, ocupamos a forma-sujeito de direito. Somos significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito.

O Direito não é apenas um dos três poderes representativos

Direito

O Direito não é apenas um dos três poderes representativos da República, mas também é um discurso que constitui as trocas simbólicas.

TEIXEIRA DE JESUS, Fabiane, ADORNO, Guilherme. A não transparência do discurso. Material Didático, Kroton, 2018.

O Direito é um discurso que constitui as trocas simbólicas entre interlocutores em que, além de sermos sujeitos de linguagem, ocupamos ainda a forma-sujeito de direito.

PORQUE

Somos significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito, isto é, como vimos, a liberdade, a igualdade, os direitos e deveres e a propriedade. Assim, como os sujeitos buscam reconhecimento social, eles lutam para que seus direitos sejam escutados.

Continua após a publicidade..