Voltar para Questões Diversas

Av1 - Educação e Diversidade

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 2 questões
Exibindo questões de 1 a 2.

A afirmação "sou brasileiro", na verdade é parte da uma extensa cadeia

Pedagogia

A afirmação "sou brasileiro", na verdade é parte da uma extensa cadeia de negações, de expressões negativas de identidade, de diferença. Por trás da afirmação "sou brasileiro" deve ser ler: " não sou argentino ", " não sou chinês", "não sou japonês" e assim por diante, numa cadeia, neste caso, quase interminável. Admiramos: ficaria muito complicado pronunciar todas essas frases negativas cada vez que eu quisesse fazer uma declaração sobre minha identidade. A gramática nos permite a simplificação de simplesmente dizer " sou brasileiro ". Como ocorre em outros casas, a gramática ajuda, mas também esconde.

Candau (2000) entende o multiculturalismo como uma realidade social

Pedagogia

Candau (2000) entende o multiculturalismo como uma realidade social, ou seja: a presença de diferentes grupos culturais numa mesma sociedade. A tomada de consciência desta realidade é motivada por fatos concretos que explicitam diferentes interesses, discriminações e preconceitos presentes no tecido social. Os “outros”, os diferentes se revelam em toda sua concretude. Esta realidade pode provocar comportamentos e dinâmicas sociais que constroem “muros” de forma física, afetiva e ideológica; evita-se o contato e criam-se mundos próprios sem relação com os “diferentes”. A consciência do caráter multicultural de uma sociedade não leva espontânea e necessariamente ao desenvolvimento de uma dinâmica social informada pelo caráter intercultural. A partir da explicação da autora, percebemos que multiculturalismo é uma realidade concreta com diferentes interesses.
A partir do texto acima, analise a seguinte problematização: É indiscutível o caráter multicultural das olimpíadas (2016, Rio de Janeiro), entretanto houve vários casos de agressões morais realizadas por meio da internet. Uma delas é o caso da atleta Joanna Maranhão que após ficar de fora da semifinal dos 200m borboleta, sofreu críticas violentas de caráter moral por pessoas através das redes sociais. Houve pessoas que disseram que ela merecia ser estuprada novamente, referindo-se a uma denúncia de estupro que ela fez contra um de seus treinadores quando era criança.
Em rede na Esport TV ela desabafou: - O Brasil é um país machista, racista e futebolístico. Associe o texto de Morante & Gasparin com os ataques que a atleta sofreu e assinale a alternativa correta que realize a ligação entre multiculturalidade e o incidente nas redes sociais:

Continua após a publicidade..