AV1 - Pensamento Científico
Exibindo questões de 1 a 5.
O conhecimento científico requer que uma série de regras
AV1-PCO conhecimento científico requer que uma série de regras e procedimentos sejam seguidos para que possa ser construído. Nele, as respostas só são aceitas se passadas por testes que possam comprová-las. O desenvolvimento desse conhecimento se dá de modo contínuo. Com o aparecimento de outras respostas, às antigas podem ser atualizadas ou substituídas, se por acaso revelarem-se contraditórias ou ultrapassados.
Considerando o contexto apresentado, analise o excerto a seguir.
A teoria da evolução de Charles Darwin é um exemplo da ____________ da ciência, pois ela foi atualizada com os dados da genética e da biologia molecular, revelando um panorama ainda mais abrangente sobre a evolução das espécies, explicando até a origem de certos traços comportamentais nos seres humanos modernos.
A ética científica também é relevante na forma como o trabalho
AV1-PCA ética científica também é relevante na forma como o trabalho científico é produzido e apresentado para avaliação pelos pares. Desse modo, plágios, manipulações de dados estatísticos e falsificações não são tolerados quando descobertos pelos revisores. Um trabalho científico orientado eticamente é original, com dados normalmente refletindo as consequências reais do estudo. De fato, pode ocorrer casos onde os revisores independentes encontram falhas, mas um cientista que preza pela ética buscará corrigir o trabalho. Também é possível a violação dessas condutas éticas durante a investigação científica, mas quando isso acontece, os pesquisadores são punidos, em vez de recompensados.
Considerando o contexto apresentado, analise as informações a seguir:
I. A fabricação de dados consiste na incorporação de dados ou resultados inventados.
II. O plágio consiste na apresentação de informações podendo ser partes ou textos integrais de outro autor sem dar lhe os créditos.
III. A falsificação consiste na manipulação de resultados obtidos, a fim de que produzam conhecimento significativo.
IV. Não configura plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor ou editor.
V. A repetição total ou parcial de textos já publicados pelo seu autor sem a devida referência é aceita na comunidade científica, por se tratar do mesmo autor.
De acordo com o filósofo argentino Mario Bunge, a fim de compreender
AV1-PCDe acordo com o filósofo argentino Mario Bunge, a fim de compreender a índole do conhecimento produzido pela atividade científica, precisamos observar que ele pressupõe certas posições filosóficas e certos princípios. Isto é, postulados não verificáveis mas que ajudam a evolução do conhecimento. Tais princípios normatizam as características mais gerais do conhecimento científico.
Considerando os princípios e características que norteiam o conhecimento científico, associe as colunas a seguir.
I - Objetividade
1 - acumulo gradual de conhecimento por meio da confirmação empírica.
II – Positividade
2 - pretensão clara e realista na formulação de enunciados científicos.
III – Racionalidade
3 - pretensão de elaborar cada vez mais proposições e teorias ajustadas à realidade, no papel da ciência em investigar o mundo e prover conhecimentos cada vez mais profundos sobre as coisas.
IV – Explicabilidade
4 - todo discurso científico é debatível de forma organizada e o raciocínio formal é um alicerce na construção do conhecimento científico.
A orientação da ética científica enfatiza que o cientista deve ter
AV1-PCA orientação da ética científica enfatiza que o cientista deve ter o máximo de cuidado e responsabilidade durante a coleta e o tratamento de dados, de modo que seja evitado possíveis envies amentos por parte do pesquisador. Resultados inventados levam ao desperdício de recursos essenciais, às vezes, dinheiro público, além de manchar os nomes dos pesquisadores. Por essa mesma razão, a revisão da pesquisa é vista como uma tarefa fundamental, a fim de identificar possíveis fraudes e envies amentos naquele estudo.
Para o sociólogo Robert K. Merton, há um conjunto de regras que devem
AV1-PCPara o sociólogo Robert K. Merton, há um conjunto de regras que devem definir a postura dos cientistas na pesquisa científica. São essas normas que, assumidas tacitamente ou expressas por manuais, formam o chamado “ethos” da ciência. Tais normas podem ser sintetizadas em quatro princípios: o comunismo, universalismo, desinteresse e o ceticismo organizado.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I - O universalismo advoga que todos os cientistas, independentemente de sua etnia ou localização geográfica, podem contribuir com a ciência.
II - O desinteresse preza pela falta de interesse em outras áreas que não a científica, para desenvolvimento maior do conhecimento no meio científico.
III - O comunismo propõe que é necessário desenvolver meios de produção de conhecimento comum, para que todas as pessoas, inclusive as menos instruídas, possam deter os meios de obter dados científicos.
IV - O ceticismo determina que as reivindicações científicas devem ser submetidas à análise crítica da comunidade.
Apoie nosso trabalho!
Assine Agora