Voltar para Questões Diversas

Av1 - Sociedade Brasileira e Cidadania

Foram encontradas 7 questões
Exibindo questões de 1 a 7.

Formas violentas de tratamento a determinados grupos

Av1

Formas violentas de tratamento a determinados grupos sociais específicos de nossa população, denominados anteriormente, selvagens e hoje os mais pobres e os negros, não é apenas uma pauta do passado. A mídia possui um papel importante na difusão de ideias de que bandidos devem morrer, não existe um esclarecimento sobre quem possa ser esse "bandido", qual é a sua história de vida, a qual sistema de violência, seja do Estado ou da Sociedade, também foi vítima e que tipo de tratamento recebe ou possa receber na prisão. Há que se discutir e caminhar para uma solução de forma humanizada o problema da criminalidade, atacando suas causas, as desigualdades sociais, acesso ao trabalho, moradia, educação e o respeito ao direitos humanos.



Existe uma memória latino-americana atravessada por crimes contra a humanidade e baseado nesse contexto, analise as afirmações a seguir:



I - O tráfico de escravos e a escravidão, foram perpetuados por séculos no Brasil para sustentar nossa economia agrário-exportadora.

II - Barbáries perpetuadas contra negros eram justificadas pela ideia de que esses não eram homens, e sim animais.

III - Os negros não pertenciam à “humanidade”, portanto não podiam nem mesmo ser tratados como súditos, apenas como animais.

IV - O genocídio contra os negros deixou de ocorrer no Brasil.

O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de

Av1

O pensamento do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679) sobre o estado de natureza humana, é expressa na seguinte frase: "o homem é o lobo do homem". De acordo com essa ideia os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros constantemente. Sobre o assunto em tela, analise a relação entre as proposições.

I - O conflito permanente e o medo, levariam os indivíduos a estabelecerem um pacto social, chamado Leviatā.

Porque

II - O leviatã seria a concepção de poder absoluto do Estado soberano, cedido pelos súditos, para assegurar a paz.

A teoria do reconhecimento do filósofo e sociólogo alemão Jürgen

Av1

A teoria do reconhecimento do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas (1929 -) Jevanta a questão de que uma democracia não garante por si só a justica social e o respeito pelas diferenças culturais. "quando uma cultura majoritária, no exercício do poder político, impinge às minorias a sua forma de vida, negando assim aos cidadãos de origem cultural diversa uma efetiva igualdade de direitos".(HABERMAS. 2004, p. 170)

Nessa dimensão, avalie a relação entre as proposições.

I - Os direitos fundamentais para Habermas (2004). Estão situados na esfera do reconhecimento intersubjetivo ou seja, como "direitas que os cidadãos devem reconhecer mutuamente"

Porque

II - O reconhecimento intersubjetivo" confere legitimidade a luta social contra a opressão de grupos que se viram privados de chances iguais de vida no meio social' assumindo que "'as injustas condições sociais de vida na sociedade casitalista dever ser compensadas com a distribuição mais justa dos bens coletivos"

De acordo com o filósofo Hobbes (1588-1679), o estado deve assegurar a

Av1

De acordo com o filósofo Hobbes (1588-1679), o estado deve assegurar a preservação de todos os indivíduos, garantindo a possibilidade de uma vida menos embrutecida e curta como era de se esperar no estado de natureza. Essa teoria política tem como base a paixão do medo, que significa:

Hannah Arendt estabelece fortes vínculos entre o indivíduo e a...

Av1

Hannah Arendt estabelece fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade. Sua compreensão da liberdade também é entendida quando focamos em outra aptidão humana: a responsabilidade. A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico ("Quem sou eu para julgar?", "Se fazem assim é porque deve estar certo...") acaba por negar a própria condição de pessoa que é inerente aos seres humanos. Arendt, reafirmando a autonomia no exercício de pensar, desenvolve uma série de críticas sobre a ideia de responsabilidade coletiva ("É porque todo mundo faz desse jeito") pois a responsabilização coletiva impede que cada um assuma a sua responsabilidade individual. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - Além do usufruto do livre arbítrio, o exercício da liberdade pode até mesmo aparecer vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas.
PORQUE
II - Na modernidade, quando o homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, ele é levado à insatisfação pessoal constante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Consumir expressa adquirir um bem ou um serviço que satisfaça alguma

Av1

Consumir expressa adquirir um bem ou um serviço que satisfaça alguma necessidade, já o consumismo revela a intensificação do processo atingindo níveis elevados de compra que nem sempre apresentam uma utilidade real ou relevante. Podemos afirmar que o consumismo pode ser mencionado como a aquisição frequente de produtos desnecessários, nesse caso simbolizando um status elevado na sociedade em que vivemos.
A respeito de consumo e consumismo, analise as afirmativas a seguir, julgando-as como V(verdadeiras) ou F(falsas)
( ) Artigos de luxo, ou ainda compras, como forma de compensar algum sentimento desagradável, podem ser consideradas desnecessárias.
( ) A oferta estimula o consumismo pelo reforço que a publicidade fornece ao prazer ou ao prestigio.
( ) Empresas produzem produtos com validade curta para o que se quebram facilmente e assim sugerir uma nova compra.
( ) Obsolescência programada refere-se a necessidade de compra de produtos alimentares básicos.

O comportamento consumista causa profundos impactos no ambiente em que

Av1

O comportamento consumista causa profundos impactos no ambiente em que vivemos, seja porque os recursos naturais são utilizados na produção destes bens e serviços, na condição de insumos do processo produtivo, seja porque seu consumo produzirá resíduos ou descartes prejudiciais ao ambiente. Estes impactos ambientais podem ser considerados externalidades negativas da dinâmica econômica, isto é, efeitos não propositais de uma atividade econômica que acaba afetando, neste caso, negativamente, pessoas que sequer participaram desta atividade. A respeito do comportamento consumista e e seus impactos, analise as afirmações a seguir:

I - Temos a necessidade de mantermos padrões éticos também no que se refere aos níveis de consumo que desejamos enquanto indivíduos e sociedade.
II - Uma fábrica que polui ou um carro que produz fumaça e contribuem para a poluição, trata-se de um comportamento individual, não afetando o coletivo.
III - No Brasil existe uma prática habitual que se refere a consolidação da reciclagem e isso constitui ética no campo ambiental.
IV - Compartilhar bens e serviços reduz os custos ambientais, como dar carona, dividir eletrodomésticos de uso esporádico entre vizinhos ou familiares, diminui o consumismo.