Voltar para Questões Diversas

Av2 - Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespirató

Foram encontradas 5 questões
Exibindo questões de 1 a 5.

O infarto agudo do miocárdio é definido como uma obstrução de uma

Av2

O infarto agudo do miocárdio é definido como uma obstrução de uma artéria coronária, impossibilitando que o sangue flua nessa região do músculo cardíaco, a qual sofre um processo de morte celular e necrose, dependendo da extensão, o paciente pode ir a óbito. Sobre o infarto agudo do miocárdio, analise as afirmativas a seguir e identifique dentre elas as verdadeiras (V) e/ou as falsas (F):

(_____) A intensidade do infarto agudo do miocárdio é variável, dependendo do tamanho da área cardíaca que foi envolvida.
(_____) O principal sintoma, na maioria dos casos, é a angina e, nos casos mais severos, a dor é prolongada e pode durar mais de 30 minutos.
(_____) A sensação de desconforto é descrita como uma constrição, esmagamento, opressão ou compressão.

O sangue transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células

Av2

O sangue transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do organismo e o dióxido de carbono é eliminado das células corporais pelos pulmões através da expiração. O sangue também transporta os produtos residuais pelos pulmões, rins e a pele. Sobre o sangue, analise as assertivas abaixo:

I. O sangue que está circulante ajuda a manter a homeostasia, regula o pH através dos tampões, auxilia na manutenção da temperatura corporal através da absorção de calor e o resfriamento da água que está presente no plasma sanguíneo.
II. Os glóbulos vermelhos são formados aproximadamente por 91,5% de água e 8,5% de solutos, sendo a maioria proteínas plasmáticas, como a albumina, globulinas, fibrinogênio, anticorpos.
III. A coagulação do sangue ajuda na proteção contra a perda excessiva de sangue após uma lesão, e os leucócitos ajudam na proteção de doenças através da fagocitose. Existem também diversas proteínas no sangue, como os anticorpos que protegem contra várias patologias.

O coração possui um tamanho de aproximadamente 12 cm de comprimento

Av2

O coração possui um tamanho de aproximadamente 12 cm de comprimento, 9 cm de largura e 6 cm de espessura, com um peso médio 300 g nos homens e 250 g nas mulheres. Está posicionado sobre o músculo diafragma, próximo da linha mediana da cavidade torácica no mediastino, com uma massa que se estende do esterno até a coluna vertebral e entre as pleuras dos pulmões e cerca de 2/3 da massa do coração estão situados à esquerda na linha mediana do corpo. Sobre as camadas da parede do coração, correlacione o tipo da camada com as suas características :

COLUNA A,

I. Epicárdio.
II. Miocárdio.
III. Endocárdio.

COLUNA B

A. É composto por uma camada fina de endotélio sobreposta a uma outra camada fina de tecido conjuntivo, constituído, então, por um revestimento liso para as câmaras do coração e recobrindo as válvulas cardíacas.
B. É constituído de tecido muscular cardíaco, formando a massa principal do coração, responsável pela função de bombeamento do coração, e a espessura do miocárdio entre as quatro câmaras vai variar de acordo com a função.
C. É uma camada mais externa, transparente e fina.

A pressão arterial (PA) é definida como a pressão exercida pelo

Av2

A pressão arterial (PA) é definida como a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, sendo determinada diretamente por dois fatores físicos: o volume de sangue arterial e a complacência arterial. Sobre a pressão arterial, analise as afirmativas a seguir e identifique dentre elas as verdadeiras (V) e/ou as falsas (F):

(_____) A Pressão Arterial Diastólica mantém as artérias abertas, ou seja, garante o fluxo sanguíneo para todo o corpo. Ela também é chamada de pressão arterial máxima, correspondendo ao valor medido no momento da contração ventricular esquerda.
(_____) A Pressão Arterial Sistólica é medida no momento do relaxamento ventricular esquerdo.
(_____) A Pressão Arterial geralmente é medida através da artéria braquial. Se, por algum motivo, a artéria braquial não puder ser utilizada, a medida pode ser realizada em outras artérias como a poplítea, femural ou a radial.

O ciclo cardíaco é definido como o início de um batimento cardíaco

Av2

O ciclo cardíaco é definido como o início de um batimento cardíaco até o início do batimento cardíaco seguinte, sendo originado através de uma geração espontânea de um potencial de ação no nodo sinusal, propagando-se esse estímulo para o restante do coração. Sobre essa temática, analise as assertivas abaixo:

I. A diástole é o período de relaxamento, quando ocorre o enchimento de sangue no coração.
II. A sístole é o período de contração e neste momento, ocorre o esvaziamento de sangue dentro do coração.
III. O sistema especializado de excitação e condução cardíaca controla todas as contrações cardíacas, sendo constituído pelo nodo sinusal ou nodo sinoatrial, vias internodais, nodo atrioventricular, feixe de His e fibras de Purkinje.