Segundo Sartoretto e Bersch (2019), a área da tecnologia assistiva
Outras Disciplinas
Segundo Sartoretto e Bersch (2019), a área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA).
Ainda, conforme citado pelas autoras, “um dos sistemas simbólicos mais difundidos e utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson e possui mais de 11.500 símbolos que foram originalmente desenhados para criar rápida e economicamente, recursos de comunicação consistentes e com acabamento profissional”.
As autoras acrescentam que, “no Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais”.
A figura, a seguir, demonstra “uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social: oi, podes ajudar?, obrigado; pessoas: eu, você, nós; verbos: quero, comer, beber; substantivos: bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja; e adjetivos: quente, frio e gostoso.
SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita. O que é comunicação alternativa? Disponível em: . Acesso em: 16 de jan. 2019.
Comunicação Alternativa
A comunicação alternativa destina-se a pessoa:
I. sem fala.
II. sem escrita funcional.
III. com defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
IV. cadeirante.
V. cego.