Voltar para Questões Diversas

Av2 - Sociedade Brasileira e Cidadania

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 1 questões
Exibindo questões de 1 a 1.

Nos anos 1990, as sociedades europeias ainda não sofriam com os

Sociologia

Nos anos 1990, as sociedades europeias ainda não sofriam com os perversos efeitos da crise mundial eclodida em 2007/2008, pois ainda viviam no estado de graça em relação a outras partes do mundo, podiam desfrutar de um bem estar e o momento agora mudo, a mesma Europa vive atualmente inúmeros conflitos sociais que são causados pelos efeitos da crise mundial e acabam se condensando na tendência da exacerbação do nacionalismo como uma forma de resolver os problemas que supostamente vem de fora, do estrangeiro e pela presença do estrangeiro.

Sobre as sociedades europeias e a crise mundial, analise as afirmações a seguir:
I - Momentos de crise, trazem à tona a tensão latente entre cidadania e identidade nacional.
II - O respeito pela democracia e pelos direitos fundamentais na atual configuração das sociedades, em que existe uma alta composição de imigrantes e refugiados, só pode ocorrer no quadro de uma sociedade mundial.
III - As diferenças devem ser reconhecidas pela cidadania em que nível nacional e a cidadania em nível mundial formam um continuum.
IV - Chauvinismo quer dizer patriotismo fanático e em termos de imigrações e refugiados, entusiasmos excessivos pelo estrangeiro.

Continua após a publicidade..