Voltar para Questões Diversas

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal

Foram encontradas 4 questões
Exibindo questões de 1 a 4.

Os medicamentos usados no diabetes tipo 2 são: I - Biguanidas

Saúde

Os medicamentos usados no diabetes tipo 2 são:
I - Biguanidas que atuam na diminuição da glicemia pela redução da produção de glicose hepática (gliconeogênese);
II - Inibidores da Alfa-glicosidase (acarbose, miglitol) que diminuem a velocidade de absorção da glicose vinda dos alimentos, no caso, carboidratos absorvidos pelo intestino;
III - Tiazolidinadionas agem na diminuição da resistência para a ação da insulina no músculo esquelético e no tecido adiposo, esses medicamentos requererem dose única diária;
IV - Sulfonilureias: medicamentos que atuam diretamente nas células alfa, as responsáveis pela produção de insulina no pâncreas.
V - Glinidas: são os inibidores da enzima alfa-glicosidase que permitem a absorção de glicose no sangue. São medicamentos que atuam no intestino delgado, onde são decompostos e absorvidos os amidos e ou moléculas de açúcar.

Sobre o pâncreas, que tem importante papel na digestão, é correto

Biologia

Sobre o pâncreas, que tem importante papel na digestão, é correto afirmar que:
I - Anatomicamente o pâncreas está no abdômen posteriormente ao estômago e em associação com o duodeno.
II - O pâncreas tem importantes funções bioquímicas: função endócrina e exócrina.
III - A função endócrina envolve enzimas e sucos digestivos que são secretados no intestino.
IV - Já a função exócrina produz hormônios como insulina, glucagon e somatostatina que regulam o metabolismo energético do organismo.

A respeito da xerostomia, é correto afirmar que: I. As glândulas

Biologia

A respeito da xerostomia, é correto afirmar que:
I. As glândulas salivares são controladas pelo sistema nervoso autônomo (SNA), cujas fibras se originam no tronco cerebral
II. Quando ocorrem lesões nos nervos faciais e no nervo glossofaríngeo, a inervação e o controle neural da região das glândulas salivares são afetados.
III. O sistema nervoso parassimpático (SNP) libera acetilcolina, que estimula a liberação de uma secreção fluídica rica em água, íons, eletrólitos e muco.
IV. Em situação de estresse "a reação de luta ou fuga" normalmente estimula a secreção de saliva.
V. Com a ação do sistema nervoso parassimpático liberando acetilcolina, a saliva se torna mucosa e espessa.

Um homem de 40 anos, assintomático, procura o ambulatório médico para

Biologia

Um homem de 40 anos, assintomático, procura o ambulatório médico para controle de hepatite B. No entanto, seu exame físico é normal, com ligeiro aumento de enzimas transaminases e ainda há a marcação de replicação do vírus da hepatite B negativo (isto é, HBeAg negativo), havendo risco de contaminação parenteral, sexual e vertical (caso fosse mulher) do vírus B.
Afirma ainda que há 6 meses procurou a Unidade Básica de Saúde de sua cidade com náusea e vômitos.
Na ocasião, o médico solicitou exames, confirmou o diagnóstico de hepatite B e encaminhou-o para segmento ambulatorial. Como mudou de cidade, só agora está procurando segmento médico.
Quer saber se pode retomar o uso de bebidas alcoólicas e deixar de usar preservativo nas relações sexuais com sua esposa. Não trouxe os exames iniciais.
O exame físico é normal e os exames laboratoriais mostram: ALT = 90 U/L, AST = 70 U/L, bilirrubinas normais, HBsAg: (+),anti-HBc: (+), anti-HBs: (-), HBeAg: (-), anti-HBe: (+), anti-HCV: (-) e antiHAV IgG: (+).

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora