Conhecimentos Gerais
Exibindo questões de 1 a 4.
Políticas públicas repercutem na economia e na sociedade - CNU 2024
Conhecimentos Gerais - 2024Considere os textos sobre política pública.
Texto I
Políticas públicas repercutem na economia e na sociedade, daí porque qualquer teoria da política pública precisa também explicar as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade. [...] Pode-se, então, resumir política pública como o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, colocar o “governo em ação” e/ou analisar essa ação e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações.
SOUZA, C. Estado da arte da pesquisa em políticas públicas. In. HOCHMAN, G. et al. (org.). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2007. p. 69. Adaptado.
Texto IINos ciclos de uma política pública, identifica-se o processo de criação de opções sobre o que fazer a respeito de um problema público. Nesse estágio do processo político-administrativo, faz-se a identificação, o refinamento e a formalização de opções políticas que poderão ajudar a resolver as questões e os problemas reconhecidos como relevantes. Também se considera a viabilidade dessas opções políticas.
No contexto da redemocratização política do Brasil, em especial - CNU
Conhecimentos Gerais - 2024No contexto da redemocratização política do Brasil, em especial em função da promulgação da Constituição Federal de 1988 e graças à mobilização da sociedade civil e de lideranças indígenas, observou-se a ampliação do direito à proteção e ao usufruto das terras dos povos originários. No entanto,
É muito comum nos depararmos com afirmações de que, no Brasil, “há muita terra para pouco índio”, geralmente acompanhadas de assertivas segundo as quais as populações indígenas e tradicionais são um “entrave ao desenvolvimento”.
A primeira questão a se colocar quanto a isso seria justamente a respeito da definição do modelo de desenvolvimento.
Essas são certamente duas imagens cristalizadas cuja origem remonta às décadas de 1950-1970, quando vigorava um conceito de desenvolvimento associado ao nacional-desenvolvimentismo, e que têm voltado com muita força no atual contexto brasileiro, em meio a violentas disputas pelos territórios indígenas. [...] Por outro lado, a extensão das terras brasileiras que são propriedade particular de grandes produtores rurais abrange cerca de 20% do território nacional, repartidas em pouco mais de cem mil propriedades. [...] A renda do setor, que cresceu 13% em 2017, é a que, por anos, vem carregando o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, correspondeu nos últimos 15 anos, em média, a 23% do PIB nacional (CEPEA, s.d). Em função desse modelo de desenvolvimento, voltado para a exportação de produtos primários, os povos indígenas continuam sendo considerados um “empecilho” ao desenvolvimento, mas um desenvolvimento praticado de forma predatória, ao bem dos interesses particulares de poucos, e não do interesse comum.
Assinale a alternativa que contém uma justificativa para a (QUADRIX)
Conhecimentos Gerais - 2013Assinale a alternativa que contém uma justificativa para a utilização de um modelo de regressão linear múltipla em substituição a um modelo de regressão linear simples para a análise de dados.
A conquista do voto pela população geral brasileira é algo- CONSULPLAN
Conhecimentos Gerais - 2022A conquista do voto pela população geral brasileira é algo muito recente na história do país. Devido aos votos censitários que eram aplicados nas eleições, apenas uma pequena porcentagem da população tinha a chance de votar, sendo, na maioria das vezes, homens com poder aquisitivo alto e com mais de 25 anos. (Disponível em: www.gamt.org.br.)
Sobre as eleições no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Atualmente, nosso modelo eleitoral é o democrático, em que a população tem o direito de escolher quem será eleito através do voto.
II. Tem como órgão máximo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com sede em Brasília.
III. A primeira eleição direta para presidente, em 1894, elegeu Getúlio Vargas, com apenas 270 mil votos, o que representava quase 2% da população na época.
IV. O voto é obrigatório para toda pessoa com mais de 18 anos e facultativo para analfabetos, jovens de 16 a 17 anos e idosos com mais de 70 anos.
Apoie nosso trabalho!
Assine Agora