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Foram encontradas 19 questões
Exibindo questões de 1 a 19.

"Junto com Caravaggio, Annibale Carracci foi um dos dois pintores

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"Junto com Caravaggio, Annibale Carracci foi um dos dois pintores mais influentes na Itália durante o século XVII. Esta obra fundamental foi encomendada pelo cardeal Pietro Aldobrandini logo após a chegada de Carracci em Roma em 1595, e permaneceu na coleção da família Aldobrandini até meados de 1800. Nesse contexto, Carracci conheceu duas escolas de pintura italiana diferentes: a sensibilidade típica do norte da Itália para os efeitos da luz e cor, e a organização espacial cuidadosa e tipos de figuras idealizadas associados ao Alto Renascimento. Nesta obra, Annibale Carracci começou a redefinir a adaptação clássica para o século XVII."

Complete as lacunas a seguir: A obra de arte ilustrada é “A Coração da Virgem”, de Carraci. Consiste na representação ______ do estilo barroco, retomando o discurso ______ latente nessa escola literária. Existe, pois, a ______ à Virgem Maria, seguida da condição de submissão dos demais personagens reproduzidos. A associação entre ______ também nos ajudam a identificar as características barrocas na pintura.

Os sinos tocam às 16h45 (...), na segunda-feira de 26 de abril de

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Os sinos tocam às 16h45 (...), na segunda-feira de 26 de abril de 1937, dia de mercado ao ar livre. É um alerta aos moradores sobre o iminente ataque de forças militares italianas e alemãs. Em três horas e meia, a ofensiva aérea reduz a destroços a cidadezinha de 7 mil habitantes. Cerca de mil pessoas morrem e centenas ficam feridas. A intenção do ataque foi experimentar efeitos combinados de bombas incendiárias e rajadas de metralhadora sobre civis.

Arte contemporânea são movimentos que surgiram após a Segunda Guerra

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Arte contemporânea são movimentos que surgiram após a Segunda Guerra Mundial como ação de ruptura da arte moderna nesse período os artistas mostram-se voltados para a verdade do inconsciente para a reconstrução de uma sociedade melhor revelando-se contra o estilo de vida difundido pelas mídias.
Arte contemporânea não surgiu após a segunda guerra Mundial.
Arte contemporânea não interrompeu a arte moderna.
São características da arte mais da arte contemporânea.

"A ideia de experiência estética consiste em ser considerada

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"A ideia de experiência estética consiste em ser considerada, sobretudo, um estado de espírito. A estética não é uma espécie de coisa, mas uma maneira de ver, ouvir ou tocar. Assim, essa maneira de ver o mundo faz tudo e qualquer coisa estética, potencialmente em qualquer instância. Se na essência da estética há uma atitude diferente, então seja o que for que esta atitude possa ser ou ser aplicada, irá constituir uma experiência estética. Essas implicações são de grande significância, não somente em filosofia, mas nas artes em si, e a coerência do conceito de experiência estética é de crucial importância para a arte moderna."

RIBEIRO Karla Pinhel. A experiência estética em pontos de cultura. s/l: FUNARTE, s/d, s/p. Disponível em: . Acesso em: 254 mai. 2015.



Com base no texto exposto, avalie as afirmações a seguir:

I. A moda, a arquitetura e o design podem despertar a experiência estética em nós.
II. Tocar a sensibilidade significa que esta experiência trabalha com o sentir.
III. A arte é a manifestação que mais facilmente provoca a experiência estética.

Pós-impressionismo é um termo cunhado pelo crítico e artista inglês

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Pós-impressionismo é um termo cunhado pelo crítico e artista inglês Roger Fry (1866-1934) (DEMPSEY, 2010, p. 45), trata-se de um fenômeno ocorrido em Paris e foi consequência direta das aberturas artísticas promovidas pelos Impressionistas, constituído por artistas que desenvolveram suas atividades entre 1880 e 1905. Fizeram parte deste grupo diversos artistas, mas vamos destacar aqui: Georges Seurat (1859-1891), Paul Gauguin (1848-1903), Paul Cézanne (1839-1906) e Vincent VanGogh (1853-1890). Se os impressionistas entre si já divergiam na forma como pintavam, nos pós-impressionistas não é um estilo ou forma de pintar que é similar, mas a postura. Cada um concebe e segue uma linguagem própria, no entanto, podemos identificar duas grandes tendências entre eles: por um lado, os que se concentravam no desenho e na construção quase científica do quadro e, por outro, os que enfatizavam a expressão da emoção por meio das sensações advindas da luz e cor.

(Dempsey, Amy. Estilos, Escolas & Movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 45)



Associe as características estilísticas de cada artista:

I. Artistas que se concentravam no desenho e na construção quase científica do quadro
II. Artistas que enfatizavam a expressão da emoção por meio das sensações advindas da luz e cor.

1. Georges Seurat
2. Paul Gauguin
3. Paul Cézanne
4. Vincent VanGogh

figura abaixo faz uma comparação dos comportamentos das quatro

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figura abaixo faz uma comparação dos comportamentos das quatro gerações que viveram os diversos momentos do século XX. Características das gerações ao longo do século XX 20172_SP_ED_5_Q18 (Fonte: . Acesso em: 18 abr. 2017). A partir da imagem, avalie as afirmativas abaixo:

I – A geração Y nasce em um mundo econômico e politicamente mais estável e não se sujeitou às dificuldades das gerações anteriores, o que teve forte influência em seu comportamento.
II – O comportamento das gerações tem forte relação com as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação em cada momento da história.
III – Por atribuir menor importância à autoridade, a geração Y está fadada a ser menos respeitosa nas relações profissionais e pessoais

Os balanços e estudos disponíveis sobre arte contemporânea tendem

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Os balanços e estudos disponíveis sobre arte contemporânea tendem a fixar-se na década de 1960, sobretudo com o advento da arte pop e do minimalismo, um rompimento em relação à pauta moderna, o que é lido por alguns como o início do pós-modernismo. Impossível pensar a arte a partir de então em categorias como "pintura" ou "escultura". A cena contemporânea - que se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologias e de variados atores sociais que aliam política e subjetividade (negros, mulheres, homossexuais etc.) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares.

Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.

Diante do exposto, a respeito da arte contemporânea, avalie as afirmações a seguir.

I- Os enquadramentos sociais mencionados no texto, fazem referência ao fato de que a arte contemporânea reflete o contexto e os questionamentos da contemporaneidade de modo a valorizar mais a ideia que a própria materialização da obra em si.
II- Conforme o texto, a arte contemporânea vai além de esculturas e pinturas, podemos citar, por exemplo, a body art, a arte conceitual, a arte cinética, a performance, o grafite, entre outros, como categorias desse movimento.
III- A arte contemporânea, ao contrário da arte moderna, se distancia do público por estar, de modo geral, presente em galerias, museus, acervo de colecionadores, o que dificulta a sua democratização.

UFMA 2009 A produção artística brasileira caracteriza-se pela

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UFMA 2009
A produção artística brasileira caracteriza-se pela contribuição das várias etnias e grupos sociais que formaram e são atuantes no nosso panorama cultural.

Leia atentamente as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta:

I) A Toca do Boqueirão da Pedra Furada é o sítio arqueológico mais antigo das Américas, localizado no Parque Nacional da Capivara, no Estado do Piauí.
II) Na cultura indígena, os adornos corporais são de uso cotidiano e festivo. Em cada detalhe, pode-se perceber a posição social e hierárquica, bem como o papel ou função desempenhados pelo usuário.
III) Vitalino Pereira dos Santos – Mestre Vitalino – foi um grande artista da cerâmica. Em seus trabalhos, retratou usos e costumes do povo nordestino, através de grupos de figuras em miniaturas, de caráter lúdico, lírico ou anedótico.
IV) Carybé, artista argentino que viveu na Bahia, inspirava-se na religiosidade africana, sobretudo na mitologia do candomblé, com sua indumentária de fibras naturais, tecidos e metais brilhantes.
V) Jean Baptiste Debret era um dos principais integrantes da Missão Francesa, que chega ao Brasil no século XIX a convite do Rei D. João VI para atualizar as artes nacionais e cuidar do cerimonial da corte.

Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural

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Uma das funções da obra de arte é representar o contexto sociocultural ao qual ela pertence. Produzida na primeira metade do século XX, a Estrada de Ferro Central do Brasil evidencia o processo de modernização pela: Imagem sem legenda

Todos podemos ser criativos, mas o que separa os grandes autores

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Todos podemos ser criativos, mas o que separa os grandes autores e artistas dos que não criam é a crença na própria criatividade. É verdade, no entanto, que existem alguns obstáculos à criatividade, desde bloqueios simples de atenção até mais complexos.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos obstáculos à criatividade na Coluna A com suas principais características, apresentadas na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B
I. Percepção
1. Dificuldades de construção do raciocínio, barreiras de linguagem.
II. Emocionais
2. Provocados pelo próprio ego, embates do raciocínio.
III. Intelectuais
3. Medo do desconhecido, da falha e da rejeição.
IV. Culturais
4. Limitações de nossa cultura que impedem novas possibilidades de ação e pensamento.
V. Ambientais
5. Barreiras tecnológicas, de acesso a informações, restrições de recursos.

Leia com atenção a manchete que segue, publicada no site de notícias

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Leia com atenção a manchete que segue, publicada no site de notícias "El País", em 03 de agosto de 2020.

"A história de Vinicius de Moraes, contada pela neta Mariana, revela o artista que exaltou a alma brasileira"

Canclini, um antropólogo argentino, escreveu sobre uma entrevista

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Canclini, um antropólogo argentino, escreveu sobre uma entrevista de rádio em que foi perguntado à Gómez-Peña editor da revista bilíngue La Línea Quebrada/ The Broken Line, com sede em Tijuana e San Diego:
Repórter: Se ama tanto o nosso país, como o senhor diz, porque vive na Califórnia?
Gómez-Peña: Estou me desmexicanizando para mexicompreender-me...
Repórter: O que o senhor se considera então?
Gómez-Peña: Pós-mexica, pré-chicano, panlatino, transterrado, arteamericano... depende do dia da semana e do projeto em questão.

Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, todos os textos

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Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, todos os textos a seguir estão corretos, exceto:

Leia um trecho da letra da canção "Tipos populares de minha terra".

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Leia um trecho da letra da canção "Tipos populares de minha terra".
"Olá, Maroveu, como vai o garimpo, cê já bamburrou? Ainda não! Mas eu vô pegá um diamante e comprá um tomove,

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas, referentes ao excerto lido.

( ) No trecho em análise, emprega-se a variedade caipira, a qual apresenta regras diversas daquelas firmadas pela norma-padrão.
( ) Não existem regularidades nas formas utilizadas nessa variedade (caipira).
( ) Os termos "pegá", "comprá", "passá" e "fazê" sofreram variação apenas no nível fonológico.
( ) A perda da desinência verbal de infinitivo em "pegá", "comprá", "passá" e "fazê" configura uma variação de ordem morfológica.
( ) A alteração da palavra "automóvel" para "tomove" enquadra-se no nível fonológico.

Apontando o que diz o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento

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Apontando o que diz o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, sobre a concepção de cultura, analise as afirmativas em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:

( ) A cultura não pode ser considerada como o conjunto cristalizado de valores e práticas por recriar-se permanentemente, à medida em que as pessoas questionam, adaptam e redefinem os seus valores e práticas, em função da mudança das realidades e da troca de ideias.

( ) A cultura é definida pelo conjunto de saberes escolares e acadêmicos, pois, é como podemos medir o avanço cultural de um povo ou nação. Por isso o programa defende um alto investimento em educação.

( ) Em tempos atuais, onde o mundo digital imprime relações rápidas e virtuais, a cultura está modificada para uma única cultura global. Assim definimos a cultura como uma única expressão da realidade no século XXI.

O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções

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O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.

A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima

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A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é:

Sobre a Arte no Egito marque a opção correta

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Sobre a Arte no Egito marque a opção correta:

A viola feita de cabaça e o berimbau é um instrumento de origem

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A viola feita de cabaça e o berimbau é um instrumento de origem: