Voltar para Questões Diversas

AV - Autogestão e Realização

Foram encontradas 2 questões
Exibindo questões de 1 a 2.

O conceito estrutural fundamental da teoria rogeriana da personalidade

Atualidades

O conceito estrutural fundamental da teoria rogeriana da personalidade é o self. Segundo Rogers, o indivíduo percebe objetos externos e experimenta e conecta significado a eles. O sistema total de percepção e significado forma o campo fenomenal do indivíduo. Essas partes do campo fenomenal vistas pelo indivíduo como “eu” ou ‘mim” formam o “self”. O autoconceito representa um padrão organizado e consistente de percepções. Embora o self mude, ele sempre retém essa qualidade padronizada integrada e organizada.

Considere as seguintes afirmações sobre caminhos para o desenvolvimento pessoal pela Psicologia Humanista:

I. A necessidade de atingirmos nosso máximo potencial é algo inerente ao ser humano.
II. Nossas próprias experiências cotidianas são base para compreendermos a nós mesmos.
III. As pessoas são inerentemente imperfeitas, e a positividade do ambiente em que se desenvolvem é fundamental para seu desenvolvimento.
IV. Nosso comportamento não é exposto a limites, quer sejam por forças inconscientes, quer por nossa origem ou experiências anteriores.

O livre arbítrio existe, por isso devemos assumir a responsabilidade pessoal por nosso crescimento e autorrealização buscando vencer tais limites.

A psicologia positiva, desdobramento da psicologia humanística

Atualidades

A psicologia positiva, desdobramento da psicologia humanística centrada na pessoa, estuda as condições e os processos que possibilitam que os indivíduos comunidades e instituições prosperem ela explora o que funciona o que é certo o que pode ser cultivado.
Com base no modelo humanista desenvolvido por Rogers, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Existe uma relação entre o corpo e a mente, entre a constituição cerebral e a personalidade. Durante as últimas décadas grandes progressos foram feitos em nosso entendimento dos processos biológicos. Esses processos determinam diferenças individuais de temperamento e personalidade e são fundamentais na construção de nossa identidade. As bases biológicas da personalidade representam o campo dinâmico onde cada vez mais descobrimos os papéis dos genes na formação da personalidade.
PORQUE
II. Qualquer pessoa contém em si o potencial para um desenvolvimento sadio e criativo. O passado não é determinante de sucesso pessoal e o comportamento não é tão programável e organizável. O ser humano é um organismo integrado, conectado à sua realidade e suas experiências, em que a compreensão de sentimentos e pensamentos passa a ser essencial para o bem-estar e desenvolvimento pessoal.