Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
A vida impõe os mesmos reveses e adversidades a pessoas otimistas
A vida impõe os mesmos reveses e adversidades a pessoas otimistas e pessimistas, mas os otimistas saem-se melhor dessas situações. Como temos visto, os otimistas se recuperam de reveses e, mesmo que prejudicados pelos eventos, conseguem se recuperar. Os pessimistas desistem e caem em depressão. Em função da sua resiliência, os otimistas conquistam mais objetivos e resultados no trabalho, na vida acadêmica e no esporte. Os otimistas possuem melhor a saúde física e até vivem por mais tempo. Com base no modelo da psicologia positiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Visto de uma certa forma, uma das vantagens de ser pessimista é não ser otimista em excesso. Embora pesquisas científicas significativas descobriram que os otimistas tendem a ser mais saudáveis, mais felizes e mais bem-sucedidos, viver no lado positivo nem sempre é seguro. Uma das maiores desvantagens do otimismo excessivo está na realização de investimentos financeiros com expectativas de ganhos que levam à perda do patrimônio e endividamento.
PORQUE
II. Podemos aprender a ser otimistas e, com isso, obtermos mais facilmente bons resultados de nosso comportamento ou, no mínimo, nos recuperarmos mais rápido dos vieses da vida. Formas habituais de pensar não precisam ser para sempre e uma das mais significativas descobertas da psicologia nos últimos anos é que “os indivíduos podem escolher a forma como pensam”.
SELIGMAN, Martin EP. Learned optimism: How to change your mind and your life. Vintage, 2006.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Solução
Alternativa correta: D) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. De acordo com o gabarito AVA.
Asserção I: "Visto de uma certa forma, uma das vantagens de ser pessimista é não ser otimista em excesso. Embora pesquisas científicas significativas descobriram que os otimistas tendem a ser mais saudáveis, mais felizes e mais bem-sucedidos, viver no lado positivo nem sempre é seguro. Uma das maiores desvantagens do otimismo excessivo está na realização de investimentos financeiros com expectativas de ganhos que levam à perda do patrimônio e endividamento."
Essa proposição está tentando justificar que ser pessimista teria a vantagem de evitar comportamentos de risco, como otimismo excessivo. No entanto, o pessimismo, por definição, não é benéfico em termos de saúde mental e sucesso. O equilíbrio entre otimismo e realismo é importante, mas o pessimismo em si não oferece essa vantagem. Portanto, essa proposição pode ser considerada falsa porque a solução não é ser pessimista, mas sim ter um otimismo equilibrado.
Asserção II: "Podemos aprender a ser otimistas e, com isso, obtermos mais facilmente bons resultados de nosso comportamento ou, no mínimo, nos recuperarmos mais rápido dos vieses da vida. Formas habituais de pensar não precisam ser para sempre e uma das mais significativas descobertas da psicologia nos últimos anos é que 'os indivíduos podem escolher a forma como pensam'."
Essa asserção é verdadeira, pois a psicologia positiva afirma que o otimismo pode ser aprendido, e isso influencia a forma como as pessoas lidam com desafios e obtêm melhores resultados. A capacidade de mudar padrões de pensamento é uma descoberta central da psicologia.
Prova: AV - Autogestão e Realização
Assuntos: Pessimista, Otimista
Vídeo Sugerido: YouTube