Voltar para Questões Diversas

Av - Subst 1 - Pensamento Científico

Foram encontradas 5 questões
Exibindo questões de 1 a 5.

Os indicadores de produção científica surgiram como reação ao grande

Pedagogia

Os indicadores de produção científica surgiram como reação ao grande volume de publicações científicas a partir dos anos 60. A necessidade de avaliar as boas e más produções, se alinhou à constatação de que os recursos para pesquisa são limitados e devem ser dados àquelas que trazem contribuições positivas à sociedade

Os conflitos de interesse na pesquisa científica envolvem diversos

Pedagogia

Os conflitos de interesse na pesquisa científica envolvem diversos atores, trata-se tanto dos interesses dos financiadores da pesquisa, quanto dos interesses de pesquisadores e colaboradores que podem ser pessoais ou institucionais.

Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas.

( ) Conflitos de interesse podem interferir negativamente na credibilidade da produção científica.
( ) O pesquisador compartilha de anseios que são da própria natureza científica, apenas motivações de interesse pessoal.
( ) Como os outros pesquisadores também possuem a vontade de serem reconhecidos, eles competem entre si, de forma que a análise de seus pares se torna extremamente duvidosa.

Nos últimos tempos, a internet foi tomada por notícias fabricadas

Atualidades

Nos últimos tempos, a internet foi tomada por notícias fabricadas com a intenção de enganar as pessoas. Tais notícias são amplamente divulgadas visando o abalo da reputações de pessoas, em geral, públicas ou a manipulação da opinião popular sobre um tema específico. Essa tática pode trazer danos profundos à sociedade, principalmente quando falamos de eleições ou vacinas.

O marketing científico pode ser entendido como uma modalidade

Outras Disciplinas

O marketing científico pode ser entendido como uma modalidade de marketing que auxilia no desempenho dos produtos científicos. Segundo Bizzocchi (2002), como base do marketing científico está a ideia de que conhecimento é um produto como qualquer outro.

O conceito de Altmetria foi criado por Priem et al. (2010) para

Outras Disciplinas

O conceito de Altmetria foi criado por Priem et al. (2010) para referir às métricas alternativas que consistem na criação de novos indicadores com a finalidade de analisar o impacto online das produções científicas. A altmetria possibilita medir e quantificar o impacto dos trabalhos científicos de novas maneiras em relação às formas tradicionais.

Considerando o contexto apresentado, analise a tabela a seguir que apresenta as principais ferramentas altmétricas:

I. Altmetric 1. é uma ferramenta de código aberto que ajuda os pesquisadores medir o impacto dos resultados de pesquisa em periódicos, blogs, base de dados etc.
II. Impactstory 2. é uma empresa de altimetria, pertencente à Elsevier, que realiza a mensuração de artigos e trabalhos acadêmicos considerando uma ampla base de dados.
III. Plum Analytics 3. é uma empresa que rastreia onde as pesquisas publicadas são mencionadas, fornecendo formas de monitorar as publicações no meio digital.

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora