Voltar para Questões Diversas

Av2 - Introdução À Biologia Celular e do Desenvolvimento

Foram encontradas 3 questões
Exibindo questões de 1 a 3.

A maioria das doenças hereditárias são causadas principalmente por

Av2

A maioria das doenças hereditárias são causadas principalmente por variações genéticas que são passadas de um ou de ambos os pais, através de um dos padrões de herança: autossômicos (recessivo ou dominante) ou dos cromossomos sexuais (ligada ao cromossomo X ou restrita ao sexo). Analise o heredograma a seguir: Com base na analise do heredograma e em relação às heranças monogênicas, analise as afirmativas a seguir

I. Os genitores com fenótipos normais não transmitem para os seus descendentes o fenótipo da doença,
II. O heredograma corresponde a uma herança autossômica dominante!
III. A prole pode ser afetada mesmo que os pais não sejam afetados.
IV. O filho de um genitor afetado tem 25% de chance de não receber o gene mutado.

Em um laboratório de biotecnologia, foi realizado um experimento de

Av2

Em um laboratório de biotecnologia, foi realizado um experimento de clonagem com flores de crisântemo. A flor clonada, ou seja, original, apresentava inflorescência volumosa, hastes e folhas vigorosas. As plantas clonadas foram separadas em grupos para verificar em quais circunstâncias favoreciam a indução de flores. Um grupo de 6 plantas foi exposto a ciclos de 13 horas de escuridão, foi verificado a estagnação do crescimento das hastes e folhas do crisântemo.
Já o outro grupo, também composto por 6 plantas, foi exposto a menos de 12 horas de escuridão por dia, e notou-se um favorecimento no crescimento vegetativo tanto da haste quanto das folhas mais vigorosas do vegetal.

As células das plantas são semelhantes às células animais, embora

Av2

As células das plantas são semelhantes às células animais, embora apresentem algumas diferenças. As células vegetais, além da membrana plasmática, comum a todas as células, apresentam uma parede celular que circunda a membrana.

DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, J. Biologia Celular e Molecular. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Esta estrutura a mais nas células vegetais, interferem nos transportes de substâncias na membrana plasmática? Neste contexto, analise as afirmativas a seguir a respeito da osmose nas células animais e vegetais:

I. A célula animal em meio hipertônico, a água passa por osmose para o interior da célula.
II. As células vegetais ficam túrgidas, mas não chegam a se romper, como ocorre com as células animais.
III. A parede celular impede a entrada ou saída excessiva de água nas células.
IV. Quando as células animais perdem grande quantidade de água e ficam murchas, podem ter as suas funções alteradas ou morrer; já as células vegetais mesmo perdendo grande quantidade de água, a sua composição interna é preservada.