Gregor Mendel, foi capaz de concluir a existência básica da herança e

Atualizado em 29/02/2024

Gregor Mendel, foi capaz de concluir a existência básica da herança e como elas são transmitidas de uma geração para a outra. As suas leis são consideradas até hoje como fundamentais para os estudos da Genética Moderna. As descobertas de Mendel, hoje são aplicadas a todas as espécies que apresentam reprodução sexuada (dois gametas).

O indivíduo originado da união de gametas portadores de alelos diferentes de um gene, e o indivíduo que forma dois tipos de gametas, considerando-se um único par de alelos, são denominados respectivamente

Resposta: Diploide e heterozigoto.

Essa questão aborda a ligação entre genes, alelos, gametas e a ploidia dos seres. Vamos analisar cada uma das situações abordadas e depois encaixá-las em uma alternativa.

Situação 1: um indivíduo originado por dois alelos diferentes foi originado por dois gametas diferentes. Nesse caso, a união de dois gametas forma um indivíduo diploide.
Situação 2: um ser que produz dois tipos de gametas distintos, considerando um alelo, possui dois tipos de genes diferentes nesse alelo: um dominante e um recessivo. Nesse caso, o indivíduo é heterozigoto.
Logo, temos que as respostas assertivas são, respectivamente, Diploide e Heterozigoto.

Resolução adaptada de: Brainly