Voltar para Questões Diversas

Av2 - Planejamento Estratégico

Foram encontradas 2 questões
Exibindo questões de 1 a 2.

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma

Av2-PE

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma vez que é fundamental para implantar processos de inovação. Os autores Tapscott e Williams (2007), afirmam que para uma organização ser considerada como aquela que aprende, necessita desenvolver estruturas de colaboração e organização do conhecimento. que permitam que colaboradores atuem em equipe, para construir novos conhecimentos e competências.
Considerando que a gestão do conhecimento e das competências de uma organização é fundamental para uma empresa, analise as assertivas a seguir e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) É fundamental que a empresa estabeleça processos de trabalho e uso metodologias de gestão do conhecimento para transformar os conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais em competências organizacionais

( ) Quando um profissional se desliga de uma empresa e passa a atuar em uma empresa concorrente, pode se entender que existe o risco de levar conhecimentos técnicos, porém em relação ao conhecimento tácito, por se tratar de conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais, não há como causar prejuízos para a organização que perde o profissional.

( ) Não é possível se medir quantitativamente em termos de valores monetários, quanto uma perda de conhecimento, representa quando se perde um colaborador para concorrente.

( ) Quando um vendedor estabelece uma relação de proximidade com seus clientes como, conhecer os membros da família, datas de aniversário, tipo de esporte, etc., esse tipo de informações básicas, não pode ser utilizada por uma empresa, pois trata-se de informações individualizadas do vendedor e portanto particulares do relacionamento entre vendedor e cliente.

As empresas escolhem o foco estratégico, conforme suas capacidades

Av2-PE

As empresas escolhem o foco estratégico, conforme suas capacidades internas e as características do ambiente: Na tabela a seguir, associe de forma correta, a primeira coluna que contém os as estratégias abordadas pelos autores com suas respectivas características descritas na segunda coluna.

1. Estratégia de penetração

I. A empresa lança novos produtos ou versões melhoradas de produtos existentes utilizando o relacionamento já estabelecido com seus clientes e seus canais de distribuição.
2. Estratégia de desenvolvimento de novos produtos
II. A empresa busca ampliar sua atuação em mercados ainda não atendidos pela empresa, considerando os aspectos geográficos ou de segmentações de possíveis consumidores ainda não atendidos.
3. Estratégia de desenvolvimento de mercado III.
Geralmente é utilizada por empresas inovadoras, que buscam atuar em mercados diferentes e desenvolver novos produtos para aproveitar oportunidades que surgem a partir de mudanças identificadas no mercado.
4. Estratégia da diversificação
IV. A empresa utiliza seus principais produtos ou serviços, e busca aumentar sua participação no mercado em que já atua.

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora