Disciplina: Administração 0 Curtidas

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma

Atualizado em 25/03/2024

O conhecimento é um dos principais recursos de uma organização, uma vez que é fundamental para implantar processos de inovação. Os autores Tapscott e Williams (2007), afirmam que para uma organização ser considerada como aquela que aprende, necessita desenvolver estruturas de colaboração e organização do conhecimento. que permitam que colaboradores atuem em equipe, para construir novos conhecimentos e competências.
Considerando que a gestão do conhecimento e das competências de uma organização é fundamental para uma empresa, analise as assertivas a seguir e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.

( ) É fundamental que a empresa estabeleça processos de trabalho e uso metodologias de gestão do conhecimento para transformar os conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais em competências organizacionais

( ) Quando um profissional se desliga de uma empresa e passa a atuar em uma empresa concorrente, pode se entender que existe o risco de levar conhecimentos técnicos, porém em relação ao conhecimento tácito, por se tratar de conhecimentos, competências, experiências e saberes individuais, não há como causar prejuízos para a organização que perde o profissional.

( ) Não é possível se medir quantitativamente em termos de valores monetários, quanto uma perda de conhecimento, representa quando se perde um colaborador para concorrente.

( ) Quando um vendedor estabelece uma relação de proximidade com seus clientes como, conhecer os membros da família, datas de aniversário, tipo de esporte, etc., esse tipo de informações básicas, não pode ser utilizada por uma empresa, pois trata-se de informações individualizadas do vendedor e portanto particulares do relacionamento entre vendedor e cliente.

Marque a alternativa que apresenta a ordem correta das avaliações das assertivas:

a) V-F-F-V
b) V-V-F-F
c) V-F-F-F
d) F-V-V-F
e) F-V-V-V


Solução

Alternativa correta: b) V-V-F-F. De acordo com o gabarito AVA.
A primeira assertiva é verdadeira (V). A afirmação destaca a importância de estabelecer processos de trabalho e metodologias de gestão do conhecimento para transformar conhecimentos individuais em competências organizacionais. Isso é fundamental para a inovação e o crescimento da organização, pois permite que o conhecimento seja compartilhado e aplicado de forma eficaz.
A segunda assertiva também é verdadeira (V). A ideia de que o conhecimento tácito, que é difícil de ser transferido ou codificado, não pode ser facilmente levado por um profissional que se desloca para outra empresa, é uma realidade. O conhecimento tácito é intrínseco ao indivíduo e está profundamente enraizado em suas experiências pessoais e interações. Portanto, mesmo que um profissional mude de empresa, o conhecimento tácito que ele possui não pode ser facilmente transferido para a nova organização.
A terceira assertiva é falsa (F). A afirmação sugere que não é possível medir quantitativamente o valor monetário de uma perda de conhecimento quando um colaborador se desloca para uma concorrente. No entanto, isso é incorreto. A perda de conhecimento pode ter um impacto significativo na organização, incluindo a perda de habilidades, experiências e insights que são difíceis de substituir. Embora seja difícil quantificar exatamente o valor monetário dessa perda, a organização pode experimentar uma diminuição na produtividade, na inovação e na competitividade como resultado da perda de um colaborador experiente.
A quarta assertiva é falsa (F). A ideia de que informações básicas sobre os clientes, como conhecer os membros da família ou datas de aniversário, não podem ser utilizadas por uma empresa porque são particulares do relacionamento entre vendedor e cliente, é incorreta. Essas informações podem ser extremamente valiosas para uma empresa, pois permitem uma melhor compreensão dos clientes, o que pode levar a uma melhor atenção ao cliente, serviços personalizados e, eventualmente, a uma maior lealdade do cliente.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Prova: Av2 - Planejamento Estratégico

Assuntos: Gestão do Conhecimento, Conhecimento Tácito, Valor e Impacto da Perda de Conhecimento

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar