Voltar para Questões Diversas

Bioquímica Aplicada À Saúde

Foram encontradas 10 questões
Exibindo questões de 1 a 10.

Os monossacarídeos apresentam muitos carbonos assimétricos, o que

BAS

Os monossacarídeos ou açúcares simples são as menores unidades de açúcar que não podem ser hidrolisadas em carboidratos mais simples. Os monossacarídeos, compostos de função orgânica mista, são constituídos por um esqueleto carbônico de 3 a 7 carbonos. Os monossacarídeos apresentam muitos carbonos assimétricos, o que permite a formação de vários isômeros. Os isômeros são moléculas de mesma fórmula molecular, porém apresentam fórmulas estruturais diferentes e, por isso, propriedades diferentes.

A seguir, uma ilustração da estrutura de quatro monossacarídeos.
Fonte: elaborado pelo autor.

Considerando as informações apresentadas no texto e na figura, analise as afirmativas a seguir:
I. O monossacarídeo C corresponde ao isômero D, pois o grupo hidroxila do carbono assimétrico mais distante do grupo aldoxila está à direita. II. O monossacarídeo B corresponde a uma cetose, pois o grupo químico presente na estrutura é uma carbonila, que caracteriza a função orgânica cetona.
III. O monossacarídeo A corresponde a uma aldoxila, pois o grupo químico presente na estrutura é uma aldoxila, que caracteriza a função orgânica aldeído.
IV. O monossacarídeo D corresponde ao isômero L, pois o grupo hidroxila do carbono assimétrico mais distante do grupo aldoxila está à esquerda.

A deficiência das vitaminas lipossolúveis determina alterações

BAS

A deficiência das vitaminas lipossolúveis determina alterações funcionais, o que pode acarretar em sérias manifestações clínicas.
Essa deficiência vitamínica pode ser decorrente de dietas, alterações na absorção dessas vitaminas, alteração da microbiota intestinal ou baixa fotoexposição. As consequências clínicas das hipovitaminoses podem ser cegueira noturna, hemorragias, osteomalácia, raquitismo e tantas outras.

As proteínas são constantemente sintetizadas e degradadas, permitindo

BAS

As proteínas são constantemente sintetizadas e degradadas, permitindo a renovação proteica. Além disso, muitas proteínas são dobradas de forma errada e precisam ser degradadas. Os aminoácidos para a síntese das proteínas do organismo são obtidos a partir da digestão de proteínas da dieta. Tanto as proteínas endógenas quanto as obtidas da dieta são degradadas por outras proteínas com atividade catalítica específica para a hidrólise das ligações peptídicas. Assim, a proteólise pode ocorrer nos meios intracelular e extracelular, como também no trato gastrintestinal.

Tomando como referência o processo de proteólise, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A marcação pela ubiquitina não é necessária para o reconhecimento da proteína pelo proteassomo.
( ) A pepsina, em meio ácido do estômago, catalisa a hidrólise das proteínas da alimentação.
( ) As proteases e peptidases catalisam a hidrólise das ligações peptídicas entre os aminoácidos.
( ) As proteases do lisossomo participam da digestão das proteínas no duodeno.

O uso de inibidores de proteínas permite estudar as funções dessas

BAS

O uso de inibidores de proteínas permite estudar as funções dessas proteínas, como por exemplo, na cadeia respiratória mitocondrial. Nesse caso, o uso de inibidores específicos dos complexos proteicos da cadeia respiratória permite determinar o papel deles na fosforilação oxidativa. Para um ensaio experimental, os inibidores utilizados foram a rotenona, um inibidor do Complexo I, e o cianeto, um inibidor do Complexo IV.

Considerando o contexto apresentado pelo texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:
I. O uso da rotenona ou do cianeto não interfere na fosforilação oxidativa, pois mesmo que os Complexos I e IV estejam inibidos, há ainda os Complexos II e III livres.
II. Com o uso do cianeto, o Complexo IV não consegue transferir seus elétrons para o oxigênio, por isso a fosforilação oxidativa é inibida.
III. No ensaio com a rotenona, a inibição do Complexo I da cadeia respiratória provocou reduções do consumo de gás oxigênio e da síntese de ATP.
IV. No ensaio com o cianeto, a inibição do Complexo IV da cadeia respiratória resultou na interrupção do consumo de gás oxigênio e da síntese de ATP.

Os monossacarídeos ou açúcares simples são as menores unidades de

BAS

Os monossacarídeos ou açúcares simples são as menores unidades de açúcar que não podem ser hidrolisadas em carboidratos mais simples. Os monossacarídeos, compostos de função orgânica mista, são constituídos por um esqueleto carbônico de 3 a 7 carbonos. A seguir, uma ilustração da estrutura de dois monossacarídeos.

Aap2 - Bioquímica Aplicada À Saúde

Fonte: elaborado pelo autor.

A atividade enzimática pode ser interrompida ou reduzida pela ação

BAS

A atividade enzimática pode ser interrompida ou reduzida pela ação de substâncias chamadas de inibidores. Esses inibidores interagem com as enzimas, alterando os parâmetros da cinética química, como a velocidade máxima da reação química e a constante de Michaelis. Os inibidores são importantes para a regulação de vias metabólicas, como também na prática clínica, pois muitos fármacos e substâncias tóxicas atuam na inibição de enzimas. A inibição da enzima pode ser reversível ou irreversível. Os tipos mais comuns de inibição reversível são a competitiva e a não competitiva.

Tomando como referência os inibidores enzimáticos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Na inibição competitiva, o valor da constante de Michaelis é aumentado, pois para alcançar a metade da velocidade máxima da reação química, é necessária uma quantidade maior de substrato para competir com os inibidores competitivos pelos sítios catalíticos.
( ) Os inibidores não competitivos, por não competirem pelos mesmos sítios de ligação dos substratos, reduzem o valor da constante de Michaelis. Portanto, esses inibidores sempre aumentam a afinidade da enzima pelo substrato.
( ) Com o aumento da concentração de substratos, é possível anular a inibição competitiva. Na inibição não competitiva, esse efeito não ocorre. Por isso, na inibição não competitiva, não há alteração do valor da constante de Michaelis.
( ) O ácido acetilsalicílico é um inibidor irreversível da enzima ciclo-oxigenase (COX), cujo substrato é o ácido araquidônico. Se aumentarmos a concentração de ácido araquidônico, é possível deslocar o ácido acetilsalicílico do sítio catalítico da COX.

Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diversos

BAS

Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diversos, cuja característica em comum que os define é a insolubilidade em água. As funções biológicas dos lipídeos são tão diversas quanto a sua química. Gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia em muitos organismos. Os fosfolipídeos e os esteróis são os principais elementos estruturais das membranas biológicas. Outros lipídeos, embora presentes em quantidade relativamente pequenas, desempenham papéis cruciais como cofatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos fotossensíveis e outros.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com seus respectivos tipos de lipídeos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B
I. Lipídeo constituído por 3 cadeias de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerol. Está presente no citoplasma dos adipócitos e atua como reserva energética.
1. Esfingolipídeo
II. Lipídeo constituído por 2 cadeias de ácidos graxos e um grupo cabeça polar ligados a uma molécula de glicerol. Componente estrutural da membrana plasmática.
2. Triacilglicerol
III. Lipídeo constituído por 2 cadeias de ácidos graxos e um grupo cabeça polar ligados à esfingosina. Componente estrutural da membrana plasmática.
3. Glicerofosfolipídeo
IV. Lipídeo constituído por um núcleo esteroide, que consiste em 4 anéis carbônicos fundidos. Responsável em dar estabilidade à membrana plasmática e precursor de produtos biológicos.
4. Colesterol

A niacina (vitamina B3), a piridoxina (ou vitamina B6) e cobalamina

BAS

A niacina (vitamina B3), a piridoxina (ou vitamina B6) e cobalamina (ou vitamina B12) são vitaminas hidrossolúveis do complexo B. Essas vitaminas são essenciais para várias reações químicas, pois atuam como coenzimas, além do recebimento e oferta de elétrons nas reações de oxirredução.

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:

I. A piridoxina é essencial para a síntese de transportadores de elétrons para a cadeia respiratória.
II. A absorção da niacina no intestino depende do fator intrínseco, proteína produzida no estômago.
III. A molécula de NADPH, derivada da niacina, fornece os elétrons para as reações de redução.
IV. A anemia perniciosa é uma possível consequência da carência de cobalamina.

O transporte da amônia, produto do catabolismo de aminoácidos, para

BAS

O transporte da amônia, produto do catabolismo de aminoácidos, para o fígado é realizado, via corrente sanguínea, pela glutamina e pela alanina. A glutamina é o mecanismo de transporte utilizado pela maioria dos tecidos, enquanto a alanina é o mecanismo de transporte utilizado pelos músculos esqueléticos. Uma vez no fígado, a amônia é convertida em ureia, um composto menos tóxico, por uma série de reações químicas mitocondriais e citosólicas, denominada de ciclo da ureia.

A seguir, a figura ilustrativa das reações de liberação de amônia pelos aminoácidos. Reações de liberação de amônia no fígado.

Fonte: elaborado pelo autor.

Questão 30 - FUVEST 2015

Já foram descritos centenas de tipos de aminoácidos, porém apenas

BAS

Já foram descritos centenas de tipos de aminoácidos, porém apenas 20 deles entram na composição de todos os peptídeos e proteínas, seja qual for o organismo. Esses 20 tipos de aminoácidos são denominados de aminoácidos comuns. O que difere um tipo de aminoácido do outro é a cadeia lateral. Inclusive, baseando-se na natureza química da cadeia lateral, os aminoácidos podem ser classificados em apolares, polares sem carga elétrica, ácidos e básicos. Outra classificação para os aminoácidos comuns é baseada na capacidade de síntese desses aminoácidos pelo organismo. Nessa classificação, os aminoácidos comuns podem ser divididos em não-essenciais, essenciais e condicionalmente essenciais. Aminoácidos não essenciais Aminoácidos condicionalmente essenciais Aminoácidos essenciais Alanina Arginina Histidina Asparagina Cisteína Isoleucina Aspartato Glutamina Leucina Glutamato Glicina Lisina Serina Prolina Metionina Tirosina Fenilalanina Treonina Triptofano Valina Fonte: elaborado pelo autor. Considerando o contexto apresentado pelo texto e pela tabela,

analise as seguintes afirmativas:

I. Em determinadas situações, como doenças, crescimento e gestação, as quantidades sintetizadas de cisteína e glutamina não são suficientes para atender às necessidades do organismo, o que exige um suprimento adicional por meio da alimentação.
II. Conforme é possível compreender do texto, a capacidade de biossíntese de aminoácidos comuns pelo organismo depende da natureza química da cadeia lateral do aminoácido.
III. Os aminoácidos metionina, triptofano e fenilalanina não são sintetizados pelo organismo, por isso são classificados em essenciais. Nesse caso, é necessário obtê-los da alimentação.

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora