Voltar para Questões Diversas

Av1 - Planejamento Estratégico

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 4 questões
Exibindo questões de 1 a 4.

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica

Av1-PE

Diversos autores abordaram a estratégia e a gestão estratégica, de acordo com diversos contextos.

Na tabela a seguir associe de forma correta, a primeira coluna que contém os autores com suas respectivas contextualizações descritas na segunda coluna.



1. Adam Smith

I. Preocupações no contexto da natureza da responsabilidade social e ambiental são abordadas nos trabalhos relacionados ao planejamento estratégico das organizações.

2. Taylor e Fayol

II. A estratégia é abordada no contexto econômico, com o conceito da Mão Invisível do Mercado, que mostra a influência dos fatores externos sobre as decisões das empresas e dos entes econômicos.

3. Kaplan e Norton

III. A estratégia ganha importância no contexto empresarial, com a adoção do modelo da divisão do trabalho e da linha de produção para obter ganhos de produtividade.

4. Hamel e Prahalad

IV. Criaram o Balanced Scorecard, uma importante abordagem na metodologia da gestão estratégica de empresas, que agrupa objetivos estratégicos das empresas.

O ambiente interno de uma empresa é composto pelos recursos que podem

Av1-PE

O ambiente interno de uma empresa é composto pelos recursos que podem ser físicos; humanos; e organizacionais, que quando bem combinados, determinam a capacidade e criam condições e competências utilizados na realização das atividades com diferenciais que destacam a empresa frente a seus concorrentes.
Observe as assertivas a seguir, no que se refere às características de recursos encontrados nas empresas e nas análises desses recursos, consideradas numa avaliação do ambiente interno:


I- Um possível foco de problemas entre colaboradores de uma empresa é o convívio entre as diferentes gerações (baby boomer, geração X e geração Y) num mesmo ambiente que podem gerar conflitos, considerando as diferenças de ponto de vista com relação a como o trabalho deve ser realizado (as gerações mais antigas tendem a ser mais analíticas e se aprofundam na solução de problemas, ao passo que as mais novas são consideradas mais dinâmicas com o uso de tecnologias).

II- Indicadores como turnover, confiança com relação à manutenção de empregos, comprometimento, atingimento de metas e produtividade não devem ser considerados na avaliação da análise do ambiente interno de uma empresa, pois o que deve ser avaliado refere-se à características técnicas dos colaboradores e não deve incluir aspectos motivacionais.

III- As condições e concessão de benefícios no ambiente de trabalho não devem ser levados em consideração, sob o ponto de vista de retenção de talentos e satisfação dos colaboradores, pois no mundo moderno e conturbado, o que mais interessa é o retorno financeiro que a empresa oferece, que proporcionam a qualidade de vida fora do trabalho para o colaborador.

O ambiente externo interage com todas as organizações e seus

Av1-PE

O ambiente externo interage com todas as organizações e seus fenômenos e as alterações ocorridas podem afetar os desempenhos destas organizações. Avalie as assertivas abaixo no que se refere às interações entre o ambiente externo e uma empresa e assinale “V” quando a afirmativa for verdadeira e “F” quando for falsa.
( ) Um aspecto essencial para que uma empresa possa ajustar suas estratégias e se manter competitiva é entender o ambiente no qual está inserida, pois empresa pode identificar oportunidades e se adaptar para enfrentar eventuais ameaças que possam surgir.
( ) No planejamento estratégico de uma empresa não se consideram a ocorrência de acontecimentos externos, pois existem aqueles sobre os quais a empresa não tem qualquer controle ou influência.
( ) O importante para uma empresa é identificar as necessidades e os desejos dos consumidores, pois esses devem estar de acordo com a seleção de como usar melhor seus recursos e obter melhores resultados, desconsiderando as ações dos concorrentes, que não há como influenciá-los.
( ) As forças competitivas e os eventos, que provocam mudanças no ambiente externo, podem representar tanto ameaças quanto oportunidades para uma empresa, conforme suas competências e recursos internos e o posicionamento dos concorrentes no mercado

Uma equipe de vendas necessita realizar uma ação de determinada

Av1-PE

Uma equipe de vendas necessita realizar uma ação de determinada campanha comercial para disseminar rapidamente a comercialização de um de seus produtos e devido ao prazo muito curto, disponível para realizar a campanha e alavancar as vendas da empresa do produto no qual a campanha é centrada, decide por identificar os vendedores que são destaque na venda do produto em questão e tabula quais as estratégias e argumentações que levam ao sucesso da venda do produto específico junto a sua carteira de clientes.

Cria uma apresentação padrão, com argumentos técnicos e com exemplos dos conhecimentos tácitos que auxiliam na apresentação da proposta de valor a ser aplicada junto aos clientes que podem ser consumidores do referido produto e assim atingir as metas quantitativas estabelecidas para a campanha.

Treina seus principais vendedores que se destacam na venda do produto alvo da campanha, de forma centralizada com a apresentação padrão e os envia para treinarem em cada região para disseminar uma proposta vencedora na argumentação de oferta e negociação.

Analise as assertivas abaixo com relação à essa estratégia envolvendo a gestão do conhecimento:

I-As ações adotadas representam a adoção de experiências individualizadas, que foram apropriadas pela organização com as ações descritas para a campanha.

II-Ao adotar essa estratégia, com a disseminação de uma proposta de valor vencedora, os concorrentes serão beneficiados, criando uma situação de risco desnecessário para a empresa que realiza a campanha e as ações descritas, considerando a possibilidade de vazamento dessas ações.

III-O erro dessas ações é utilizar treinadores vendedores, pois se existem apresentações padronizadas não há necessidade de treinamentos regionalizados.

Continua após a publicidade..