Voltar para Questões Diversas

Sociedade Brasileira e Cidadania

Foram encontradas 8 questões
Exibindo questões de 1 a 8.

Dos nove principais programas sociais que entraram em vigor ou tiveram

SBC

"Dos nove principais programas sociais que entraram em vigor ou tiveram seu auge nos governos Lula e Dilma oito perderam investimentos em 2015, como mostra o levantamento do jornal O Estado de São Paulo, com base em dados do Orçamento da União.
Nesse universo, sete programas também registraram queda no número de pessoas beneficiadas. Um dos agravantes é a inflação, que alcançou os dois dígitos em dezembro e registrou a maior alta acumulada desde 2002.
Desta forma, até programas que tiveram mais orçamento, em termos nominais, viram seu valor ser corroído e, na prática, registraram perda real em relação a 2014. São eles: Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Pronatec, Luz Para Todos, Pronaf, Brasil Carinhoso, Fies e Brasil Sorridente".
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - Os cortes em orçamentos destinados ao social, pelo Estado e a privatização dos bens, serviços e ativos, sobretudo a partir da aplicação dos ajustes fiscais são práticas comuns e recorrentes como alternativa para resolver a crise.

PORQUE

II - Mesmo com a redemocratização do Estado em 1988 e a criação de estruturas sociais importantes para atender o sistema de educação e saúde pública, o Brasil nunca se constituiu como um Estado Social Forte.

No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser

SBC

No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser questionado pela burguesia, sendo uma afronta à liberdade individual. Essa nova mentalidade representará o anseio de contenção do poder soberano e a emergência de estruturas republicanas.

Com base nessa discussão, analise a relação entre as asserções

I - O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como "Estado mínimo" ou "Estado de polícia", concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas.

Porque

II - Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano.

O termo política decididamente se insere no rol de termos utilizados

SBC

O termo política decididamente se insere no rol de termos utilizados cotidianamente que no entanto, não apresenta uma conceituação evidente ou que apresenta apenas um único sentido. Com base em seus estudos sobre a pluralidade de significados aplicados a esse vocabulário, avalie as asserções:

I - a raiz da palavra política encontra-se no idioma grego, que exprime os afazeres típicos da condução da vida coletiva da polis, a cidade estado da antiguidade grega.
II - a palavra política direcionada a identificação das atividades de governo quando exercida pelos poderes públicos, pode ser entendida como uma forma de administração do poder público sobre a forma do estado.
III - Quando mencionamos as políticas das empresas privadas, estamos pensando sobre os princípios e as formas que as organizações são regidas.

Para a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) a singularidade humana

SBC

Para a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) a singularidade humana é demonstrada na interação do eucom o outro e, dessa condição da ação, surge a consciência da pluralidade, confirmando que o ser humano faz parte de um todo, de um grupo que deve ser ativo nas questões referentes ao mundo, isto é a consciência da liberdade Nesse sentido, analise a relação entre as afirmações

I - Os homens nascem livres para estabelecer diversas relações entre si, organizando sua vida coletiva, existe uma ligação inseparável entre a liberdade e a política

Porque

II - a ação e a política, entre todas as capacidades e potencialidades da vida humana, são as únicas coisas que não poderíamos sequer conceber sem ao menos admitir a existência da liberdade,

Sobre a estrutura racializada da sociedade brasileira, analise

SBC

Sobre a estrutura racializada da sociedade brasileira, analise a relação das proposições:

I- As raízes históricas do racismo são antigas e profundas. Todavia, é igualmente importante entendermos que o racismo não é algo natural, que deve ser considerado uma "essência" imutável do funcionamento da sociedade brasileira e de sua mentalidade predominante.

porque

II - O racismo foi construído historicamente por relações sociais.

A mutabilidade histórica do conceito da cidadania, perpassa não apenas

SBC

A mutabilidade histórica do conceito da cidadania, perpassa não apenas por seus significados práticos, no campo da existência humana concreta, mas também pelo nível do simbólico. neste sentido, o significado construído ao redor do conceito de cidadania envolve duas questões primordiais que são o campo dos valores das práticas dos direitos e em uma nova esfera distinta afetividade e o reconhecimento desses mesmos direitos sobre o conceito da Cidadania, Analise a relação das afirmações.
I - o cidadão ateniense é pensado Como Um ser indissociável da cidade o que acompanha o direito de opinar sobre seu destino quando cidadão atenção em n e se participava das assembleias, não extingue os seus interesses pessoais dos endereço das polis.
II - no Exercício da Cidadania se manifesta um elemento de maior relevância como a soberania popular e a justiça que emana do povo.

No Pós-Guerra, em 1945, ocorreu a operacionalização da punição

SBC

No Pós-Guerra, em 1945, ocorreu a operacionalização da punição do crime contra a humanidade, baseado em princípios do direito internacional. O tribunal de Nuremberg foi uma iniciativa que transformou os ideais de defesa dos direitos humanos, através de prática judicial. Também foi importante na questão de produzir memória para evitar que os momentos da história que deram as costas para os direitos humanos venham a se repetir.

Sobre as ações do tribunal de Nuremberg, analise as afirmações a seguir:

I - Os principais representantes do regime nazista foram julgados nesse Tribunal pelos crimes de guerra, sobretudo pelo extermínio de mais de seis milhões de judeus.
II - Foram julgados também os representantes pelo extermínio de opositores ao regime, homossexuais, ciganos e outros grupos sociais.
III - A função do Tribunal de Nuremberg era o dever de reconhecer e punir as atrocidades que causam grande sofrimento e atingem a integridade física e/ou mental de indivíduos ou grupos sociais.
IV - Os crimes praticados pelo nazismo foram ignorados pelas sociedades europeias, contudo apoiaram o trabalho do tribunal de Nuremberg.

Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as

SBC

Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as prerrogativas do Estado, que passam a ser questionadas, pois começa a ocorrer o crescimento da economia e da burguesia europeia. Com tal crescimento, surge uma equivalente demanda pela ampliação de direitos civis e políticos desta camada social. Assim, o poder que se encontrava concentrado no soberano até então, passa a ser progressivamente compreendido como uma afronta à liberdade individual e o estabelecimento de limites para a intervenção do Estado nas vidas privada e coletiva passa a ser vigorosamente defendido.