Disciplina: Sociologia 1 Curtidas

Adam Smith argumentava que através da prosperidade econômica se

Atualizado em 24/09/2024

Adam Smith argumentava que através da prosperidade econômica se encontrava a felicidade e que isso deveria constituir o objetivo principal das sociedades e dos homens que as governam. Para ele, quando se fala em nível de produção mais elevado, a que se refere Adam Smith, não seria resultante da benevolência ou solidariedade dos indivíduos, mas, ao contrário, da busca de cada um por sua própria felicidade. Por existirem diferentes tarefas que são necessárias a vida coletiva e defender que cada indivíduo se especialize naquilo que lhe seja mais vantajoso, que lhe traga mais resultados individuais.

Sobre os argumentos de Adam Smith, analise as afirmações a seguir:

I - O comportamento egoísta de cada pessoa faz com que os indivíduos troquem entre si o que produzem e não consomem.
II - A troca do que se produz leva à maior prosperidade econômica e à maior satisfação da sociedade inteira.
III - Para Smith deixamos o sentimento humanitário de lado e nos apegamos ao egoísmo, nunca falamos de nossas necessidades, apenas de nossos proveitos.
IV - A ideia de Smith era que a liberdade econômica, para a iniciativa privada, deveria estar sujeita as intervenções do Estado.

É correto o que se afirma em:

a) III e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.


Solução

Alternativa correta: B) I, II e III apenas. De acordo com o gabarito AVA.

A afirmação III, embora possa parecer um pouco extrema, está de acordo com a ideia de Adam Smith de que a busca pela própria felicidade e prosperidade econômica é um motor para o crescimento econômico, e que os indivíduos devem se concentrar em suas próprias necessidades e interesses para alcançar isso.

Portanto, as afirmações I, II e III estão de acordo com as ideias de Adam Smith, enquanto a afirmação IV é incorreta, pois Adam Smith defendia a liberdade econômica e a iniciativa privada, e não a intervenção do Estado na economia.

Prova: Sociedade Brasileira e Cidadania

Assuntos: Liberalismo

Vídeo Sugerido: YouTube

erika cristina pereira cavalcante de farias - há 6 meses

Adam Smith (1723-1790), um dos autores clássicos do pensamento econômico, ressaltava o aspecto individualista do capitalismo em suas origens, argumentava que a prosperidade econômica é fundamental para a busca da felicidade humana, e deve, portanto, constituir o objetivo principal das sociedades e dos homens que as governam. O capitalismo é um modo de produção através de duas classes essenciais, os proprietários dos meios de produção: terras, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho; esses compram a força de trabalho para que suas empresas funcionem. Sobre o capitalismo e os meios de produção, analise as afirmações a seguir, julgando-as como V(verdadeiras) ou F(falsas): ( ) O capitalismo exige que parte da população venda sua força de trabalho para conseguir se sustentar. ( ) O capitalismo tem suas origens na Europa Ocidental no século XVIII e se tornou preponderante em todo mundo. ( ) São características básicas do capitalismo: o mercado, a propriedade privada, a venda da força de trabalho e o comportamento individualista. ( ) No capitalismo, a existência da propriedade privada, tem uma série de direitos que assegura, que alguém detenha o domínio exclusivo sobre alguma coisa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma: a. V - F - V - F b. V - V - V - V c. V - F - V - V d. F - V - V - F

erika cristina pereira cavalcante de farias - há 6 meses


Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora