Disciplina: Sociologia 2 Curtidas
Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as
Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as prerrogativas do Estado, que passam a ser questionadas, pois começa a ocorrer o crescimento da economia e da burguesia europeia. Com tal crescimento, surge uma equivalente demanda pela ampliação de direitos civis e políticos desta camada social. Assim, o poder que se encontrava concentrado no soberano até então, passa a ser progressivamente compreendido como uma afronta à liberdade individual e o estabelecimento de limites para a intervenção do Estado nas vidas privada e coletiva passa a ser vigorosamente defendido.
Com base nesse contexto, identificamos que o liberalismo político reduz as funções do Estado, que passa a ser classificado como:
a) Estado mínimo ou de policia.
b) Estado médio ou de imposição.
c) Estado soberano ou de colonia.
d) Estado feudal ou de classe.
e) Estado inferior ou de renda.
Solução
Alternativa correta: A) Estado mínimo ou de policia. De acordo com o gabarito AVA.
O Estado mínimo, também conhecido como Estado de Polícia, é um modelo de organização política que defende a limitação das funções estatais ao mínimo necessário para garantir a segurança pública e a justiça. Segundo essa concepção, o Estado deve se restringir à proteção dos direitos individuais, como a vida, a propriedade e a liberdade, evitando interferir em outras áreas da vida social.
Analisando as alternativas e suas incompatibilidades com o Estado mínimo:
b) Estado médio ou de imposição: Essa alternativa sugere um Estado com maior atuação do que o preconizado pelo Estado mínimo, impondo regras e controlando diversos aspectos da vida social.
c) Estado soberano ou de colônia: Essa alternativa apresenta conceitos distintos. Estado soberano é aquele que detém o poder supremo sobre seu território, enquanto colônia é um território dominado por outro Estado. O Estado mínimo não se relaciona com nenhum desses conceitos.
d) Estado feudal ou de classe: O Estado feudal era caracterizado pela descentralização do poder e pelas relações de servidão, enquanto o Estado de classe se refere à dominação de uma classe social sobre outra. Ambos os conceitos são incompatíveis com a ideia de um Estado mínimo, que visa garantir a igualdade de direitos para todos os cidadãos.
e) Estado inferior ou de renda: Essa alternativa não apresenta um conceito político definido e não se relaciona com a ideia de um Estado mínimo.
Prova: Sociedade Brasileira e Cidadania
Assuntos: Liberalismo Político, Estado Mínimo
Vídeo Sugerido: YouTube
Matheus - há 11 meses
Leonardo Santos - há 11 meses