Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Concentrações mais elevadas dos compostos citados são - ENEM 2021

Questão 104 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1 000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.

FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D. C. Fransciscana calls for help: […]. International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado).

Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em

  1. esponjas.

  2. golfinhos.

  3. fitoplâncton.

  4. peixes herbívoros.

  5. algas macroscópicas.


Solução

Alternativa Correta: B) golfinhos.

Algumas substâncias são incorporadas a cadeias alimentares, e a sua concentração aumenta ao longo dos níveis tróficos, fenômeno denominado magnificação trófica. Isso ocorre com inseticidas (como o DDT), metais pesados (como o chumbo e o mercúrio) e materiais radioativos. Esses materiais não são biodegradáveis, isto é, não são completamente metabolizados pelas enzimas dos seres vivos pelos quais eles transitam ao longo da cadeia alimentar. Geralmente a biomassa dos produtores é maior do que a dos consumidores primários, cuja biomassa é maior do que a dos consumidores secundários, e assim sucessivamente. Como os compostos tóxicos não são degradados ao longo da cadeia alimentar e como a biomassa diminui, a concentração dos produtos é maior nos níveis tróficos mais distantes dos produtores. Sendo assim, na cadeia alimentar apresentada, as concentrações mais elevadas dos compostos tóxicos devem ser encontradas nos golfinhos.

Créditos da Resolução: Poliedro Resolve

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2021

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Bioacumulação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora