Disciplina: Biologia 0 Curtidas
A reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) - Enem 2017
Atualizado em 13/05/2024
A reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) é uma técnica de biologia molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma rápida. Essa técnica surgiu na década de 1980 e permitiu avanços científicos em todas as áreas de investigação genômica. A dupla hélice é estabilizada por ligações hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre as bases guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada (desenrolada) pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas.
Qual dos segmentos de DNA será o primeiro a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reação de PCR?
Solução
Alternativa Correta: C)
Vamos fazer as ligações para respondermos a questão:
a) Adenina e Timina temos 2 ligações de hidrogênio
A//T
b) Citosina e Guanina temos 3 ligações de hidrogênio.
C///G
O aumento da temperatura vai desnaturar a molécula, rompendo essas ligações. O processo com 2 pontes de hidrogênio vai precisar de menos energia para romper, e vai desnaturar antes. Assim, quanto mais ligações A//T (com 2 pontes de H) mais rápida será a desnaturação.
Por eliminação, na letra C só temos 2 pares C///G e 6 pares A//T. Enquanto que nas outras alternativas a quantidade de C///G será maior de forma a precisar de mais energia, e assim mais tempo para desnaturar a molécula.
Resposta letra "C".
Créditos da Resolução: Brainly
Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Ano da Prova: 2017
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Estrutura do DNA
Vídeo Sugerido: YouTube