Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

O texto atribui o enfraquecimento do mito da democracia - ENEM 2021

Questão 17 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

A história do futebol brasileiro contém, ao longo de um século, registros de episódios racistas. Eis o paradoxo: se, de um lado, a atividade futebolística era depreciada aos olhos da “boa sociedade” como profissão destinada aos pobres, negros e marginais, de outro, achava-se investida do poder de representar e projetar a nação em escala mundial. A Copa do Mundo no Brasil, em 1950, viria a se constituir, nesse sentido, em uma rara oportunidade. Contudo, na decisão contra o Uruguai sobreveio o inesperado revés. As crônicas esportivas elegiam o goleiro Barbosa e o defensor Bigode como bodes expiatórios, “descarregando nas costas” dos jogadores os “prejuízos” da derrota. Uma chibata moral, eis a a sentença proferida no tribunal do brancos. Nos anos 1970, por não atender às expectativas normativas suscitadas pelo estereótipo do “bom negro”, Paulo César Lima foi classificado como “jogador – problema”. Ele esboçava a revolta da chibata no futebol brasileiro. Enquanto Barbosa e Bigode, sem alternativa suportaram o linchamento moral na derrota 1950, Paulo César contra-atacava os que pretendiam condená-lo pelo insucesso de 1974. O jogador assumia as cores e as causas defendidas pela esquadra dos pretos em todas as esferas da vida social. “Sinto na pele esse racismo subjacente” revelou a imprensa francesa: “Isto é, ninguém ousa pronunciar a palavra ‘racismo’. Mas posso garantir que ele existe, mesmo na seleção Brasileira”. Sua ousadia constituiu em pronunciar a palavra interdita no espaço simbólico do discurso oficial para reafirmar o mito da democracia racial.

O texto atribui o enfraquecimento do mito da democracia racial no futebol à

Disponível em: https://observatorioracialfutebol.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).

  1. responsabilização dos jogadores negros pela derrota na final da Copa de 1950.

  2. projeção mundial da nação por um esporte antes destinados aos pobres.

  3. depreciação de um esporte associado a marginalidade.

  4. interdição da palavra "racismo" no contexto esportivo.

  5. atitude contestadora de um "jogador-problema".


Solução

Alternativa Correta: E) atitude contestadora de um "jogador-problema".

O enfraquecimento do mito da democracia racial no futebol é atribuído à atitude contestadora de um jogador-problema, como indica a alternativa E. O texto afirma que Paulo César ousou pronunciar a palavra “racismo”, contra-atacando as críticas que recebia na época. Tal fato constituiu justamente um enfraquecimento do mito existente naquele contexto.

Créditos da Resolução: Anglo Resolve

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2021

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Esporte, Racismo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar