Disciplina: Espanhol 1 Curtidas

Si hay una palabra que llama a la unanimidad en el mundo de- ENEM 2012

Questão 1 - Caderno Azul
Atualizado em 06/03/2024
Continua após a publicidade..

Si hay una palabra que llama a la unanimidad en el mundo de la política contemporánea, fuera de la palabra “democracia”, es la palabra “integración”. Obviamente detrás de esta palabra vienen interpretaciones muy diversas, cuando no totalmente contradictorias. La Alternativa Bolivariana de las Américas (ALBA), por ejemplo, es un proceso de integración, al centro del cual se encuentra una perspectiva de solidaridad de los países latinoamericanos, y de resistencia anti-hegemónica de sus pueblos, pero igualmente llaman proceso de integración al Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN) que involucra a EEUU, Canadá y México, un TLC que representa una verdadera anexión económica de México por parte de los Estados Unidos, mediante el comercio, que ha llevado a la quiebra y a la miseria a millones de campesinos, ha profundizado la brecha social y acelera la destrucción del medio ambiente.

Conforme o texto, a palavra “integración” representa um chamado à união no mundo contemporâneo, embora receba interpretações bastante diversas. A crítica suscitada no texto em relação a um dos sentidos assumidos por essa palavra reside nas consequências que derivam

MARKOV, H. Integración sí, ¿pero cuál? América Latina en movimiento.Disponível em: www.alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012 (adaptado).

  1. da condição de miséria de inúmeras pessoas do campo.

  2. da destruição do meio ambiente em ritmo acelerado.

  3. da solidariedade crescente entre os países da América Latina.

  4. do aprofundamento da crise econômica e das diferenças sociais.

  5. do enlace comercial dos países da América do Norte.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

O texto discute o conceito de "integração" no contexto político contemporâneo, destacando as diversas interpretações e consequências que podem surgir de diferentes formas de integração. A crítica específica mencionada no texto é direcionada ao Tratado de Libre Comercio de América do Norte (TLCAN), que é visto como um processo de integração que resultou em consequências negativas, como a quiebra e a miséria de milhões de campesinos, a profundização da brecha social e a aceleração da destruição do meio ambiente.

A letra E mencionada refere-se ao "enlace comercial dos países da América do Norte". Considerando a crítica ao TLCAN e suas consequências negativas, sendo então a alternativa que melhor se alinha com a crítica e a interpretação do texto.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2012

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Interpretação de Texto, Compreensão de Leitura

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar