Disciplina: Física 0 Curtidas

Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão - Enem 2018

Questão 129 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis à luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor, estes são conhecidos como pigmentos "azul”, “verde” e “vermelho” e estão associados ã cor que causa grande excitação (ativação). A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo I no gráfico), não excitaríamos o pigmento “azul”, o pigmento “verde” seria ativado ao máximo e o “vermelho” seria ativado em aproximadamente 75%, e Isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada. Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo II) estimularia o pigmento “verde” um pouco e o “vermelho” em cerca de 75%, e Isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente.

Questão 129 - Enem 2018 - Caderno Azul

Caso estimulássemos a retina de um indivíduo com essa característica, que não possuísse o pigmento conhecido como “verde”, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de

  1. Identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”.

  2. ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual.

  3. detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada.

  4. visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro.

  5. distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.


Solução

Alternativa Correta: E) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.

O comando da questão pede para comparar o indivíduo “normal” com o indivíduo com características do daltonismo. Na situação proposta, o indivíduo normal é estimulado com luz de 530nm, percebendo uma cor amarelada (75% vermelho e 100% verde), além de ser estimulado com luz de 600nm, percebendo um laranja-avermelhado (75% vermelho e “um pouco” de verde). Ao submeter o indivíduo com características daltônicas ao mesmo estímulo, não haverá percepção do verde. Portanto, ele irá perceber tanto o estimulo luminoso de 530nm quanto o de 600nm como sendo correspondentes ao vermelho.

Créditos da Resolução: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2018

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Daltonismo

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar