Disciplina: Física 0 Curtidas

Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? - Enem 2015

Questão 75 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distancia, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a

Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado).

  1. ressonância.

  2. refração.

  3. difração.

  4. reflexão.

  5. difusão.


Solução

Alternativa Correta: B) refração.

A diferença de temperatura entre as camadas de ar frio e quente altera o índice de refração do ar, logo, a luz refletida pela água fria sofre sucessivas refrações, sendo gradualmente desviada nas camadas superiores de ar quente. Assim, ainda que a reflexão da luz faça parte do fenômeno final, a refração é o fenômeno ótico preponderante que provoca a Fata Morgana.

Créditos da Resolução: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2015

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Fenômenos Ondulatórios

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar