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A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser - ENEM 2014
Atualizado em 13/05/2024
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
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a articulação de polos produtores para exportação.
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criação de infraestrutura para atividade industrial.
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integração de pequenas propriedades policultoras.
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valorização de regiões de baixa densidade demográfica.
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promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.
Solução
Alternativa Correta: D) valorização de regiões de baixa densidade demográfica.
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil diferencia-se das outras ferrovias construídas em São Paulo, pois havia o desconhecimento da área a ser percorrida e era uma ferrovia de penetração; a produção agrícola, nesta zona, era praticamente inexistente e não tinha ocupação urbana. O noroeste do estado tinha, em 1900, cerca de 7.800 habitantes; em 1930, a população tinha crescido cerca de 80 vezes, desenvolvimento este resultante da chegada da Noroeste do Brasil.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2014
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Café, Ferrovia, Interiorização do Brasil
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