Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em - ENEM 2022

Questão 62 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.

A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:

Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).

  1. Limitação da circulação financeira.

  2. Padronização da política monetária.

  3. Funcionamento da união aduaneira.

  4. Dependência da exportação agrícola.

  5. Equivalência da legislação trabalhista.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: C

O texto aborda o Mercosul, que é um bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Esse bloco se constitui como união aduaneira que significa que existe uma zona de livre comércio nas fronteiras além de uma tarifa externa de comercialização do bloco com outros países.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Globalização e Economia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar