Disciplina: Geografia 0 Curtidas

O movimento migratório no Brasil é significativo, - ENEM 2009

Questão 75 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.

Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).

  1. o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.

  2. os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.

  3. o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.

  4. as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.

  5. a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.


Solução

Alternativa Correta: C) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.

O texto enfatiza o significativo movimento migratório de uma região em direção a outras, exemplificando com o famoso movimento de nordestinos para o Sudeste. O autor põe em evidência o fato desse movimento ser famoso, e, portanto, de conhecimento significativo. Então poderíamos deduzir o fato não menos conhecido desse movimento ter-se direcionado principalmente para as cidades, fato que resultou num crescimento acelerado e não acompanhado no mesmo ritmo pela expansão da infraestrutura urbana. Daí a ideia de inchaço urbano. Em A, não houve a ação governamental para incentivar a migração; Em B, os estados não priorizaram o preparo técnico da mão de obra; Em D, poderíamos depreender que, ao invés da valorização do trabalho manual, houve, na realidade, uma desvalorização em face da maior concorrência do contingente migratório nordestino com a mão de obra já existente no Sudeste. E mesmo que houvesse uma valorização, seria ela que desencadearia a migração, e não o inverso, a migração desencadeando a valorização do trabalho, como enfatiza a alternativa D. Em E, a mão de obra sem especialização, ao contrário, limita a versatilidade profissional.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2009

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Migração, Migrações Brasileiras

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar