Disciplina: História 0 Curtidas
A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura - Enem 2016
Atualizado em 13/05/2024
A regulação das relações de trabalho compõe uma estrutura complexa, em que cada elemento se ajusta aos demais. A Justiça do Trabalho é apenas uma das peças dessa vasta engrenagem. A presença de representantes classistas na composição dos órgãos da Justiça do Trabalho é também resultante da montagem dessa regulação. O poder normativo também reflete essa característica. Instituída pela Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho só vicejou no ambiente político do Estado Novo instaurado em 1937.
ROMITA, A. S. Justiça do Trabalho: produto do Estado Novo. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo, Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.
A criação da referida instituição estatal na conjuntura histórica abordada teve por objetivo
-
legitimar os protestos fabris.
-
ordenar os conflitos laborais.
-
oficializar os sindicatos plurais.
-
assegurar os princípios liberais.
-
unificar os salários profissionais.
Solução
Alternativa Correta: B) ordenar os conflitos laborais.
A Justiça do Trabalho foi criada na Era Varga, dentro do projeto populista de “assegurar os direitos dos trabalhadores”, estabelecidos pela legislação inaugurada em 1930. Na verdade, seu objetivo subjacente era dirimir litígios entre patrões e empregados, dentro da óptica mussoliniana de que a luta de classes (uma premissa marxista) poderia ser evitada, graças à mediação do Estado entre as classes sociais.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2016
Nível de Dificuldade da Questão: Difícil
Assuntos: Era Vargas, Consolidação das Leis Trabalhistas
Vídeo Sugerido: YouTube