Disciplina: História 0 Curtidas
Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I - ENEM 2012
Atualizado em 13/05/2024
Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11 de março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das Garrafadas, durante os quais os “brasileiros”apagavam as fogueiras “portuguesas” e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacos de garrafas jogadas das janelas.
VAINFAS, R. (Org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (adaptado).
Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela
-
estímulos ao racismo.
-
apoio ao xenofobismo.
-
críticas ao federalismo.
-
repúdio ao republicanismo.
-
questionamentos ao autoritarismo.
Solução
Alternativa Correta: E) questionamentos ao autoritarismo.
Muitos fatores concorreram para a crise do Primeiro Reinado e consequente abdicação de D. Pedro I . Entre elas, destaca-se o conflito entre o liberalismo das elites brasileiras (representadas pela designação de “Parti - do Brasileiro”) e o autoritarismo do imperador, cujo principal sustentáculo, na fase final de seu governo, era o chamado “Partido Português”, formado pelos lusitanos radicados no Brasil.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2012
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Brasil Império, Dom Pedro I, Primeiro Reinado
Vídeo Sugerido: YouTube