Disciplina: História 0 Curtidas

Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em - ENEM 2023

Questão 87 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

TEXTO I

Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.

ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).

TEXTO II

A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.

Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em

MAIO, M. C.; CALAÇA, C. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado)

  1. preceitos teológicos e religiosos.

  2. aspectos socioeconômicos e ideológicos.

  3. regulamentações territoriais e alfandegárias.

  4. orientações constitucionais e estatutárias.

  5. decretos legislativos e internacionais.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: B

O texto I aponta para a ascensão do antissemitismo na Europa, o qual surgiu diante de forte instabilidade econômica que assolava o continente, alimentado por discursos ideológicos que culpabilizavam os judeus pelas mazelas no mundo. Já o texto II aponta que os imigrantes seriam uma ameaça ao emprego de brasileiros, estimulado por discursos fundamentados em ideologias nacionalistas, anticomunistas e anti-anarquistas.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: História o Brasil, Tópicos Especiais

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar