Disciplina: História 0 Curtidas

Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em - ENEM 2022

Questão 79 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, ful um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, 6 pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos.

Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às

FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, L. R. Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Blográfica, n. 14, maio-ago. 2020 (Adaptado).

  1. habilidades artísticas e culturais dos sujeitos.

  2. vocações religiosas e pedagógicas dos mestres.

  3. naturezas antropológica e etnográfica dos expositores.

  4. preservações arquitetônica e visual dos conservatórios.

  5. competências econômica e financeira dos comerciantes.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

No texto, o objeto associa sua história aos seus “criadores”, que tiveram suas “subjetividades, singularidades e pluralidades” incorporadas ao objeto, ainda destacando que sua história como objeto estaria ligada aos “dons individuais das pessoas e suas práticas sociais”. Dessa forma, associa sua história às habilidades e culturas desses indivíduos.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Conceitos de História

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar