Disciplina: História 0 Curtidas

Negro, filho de escrava e fidalgo português, o baiano Luiz - ENEM 2010

Questão 23 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Negro, filho de escrava e fidalgo português, o baiano Luiz Gama fez da lei e das letras suas armas na luta pela liberdade. Foi vendido ilegalmente como escravo pelo seu pai para cobrir dívidas de jogo. Sabendo ler e escrever, aos 18 anos de idade conseguiu provas de que havia nascido livre. Autodidata, advogado sem diploma, fez do direito o seu ofício e transformou-se, em pouco tempo, em proeminente advogado da causa abolicionista.

AZEVEDO, E. O Orfeu de carapinha. In: Revista de História.Ano 1, n.o 3. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, jan. 2004 (adaptado).

A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do séc. XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a

  1. impossibilidade de ascensão social do negro forro em uma sociedade escravocrata, mesmo sendo alfabetizado.

  2. extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade.

  3. rigidez de uma sociedade, assentada na escravidão, que inviabilizava os mecanismos de ascensão social.

  4. possibilidade de ascensão social, viabilizada pelo apoio das elites dominantes, a um mestiço filho de pai português.

  5. troca de favores entre um representante negro e a elite agrária escravista que outorgara o direito advocatício ao mesmo.


Solução

Alternativa Correta: B) extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade.

Alternativa escolhida por eliminação, pois dá a entender que existia um número significativo de intelectuais afrodescendentes cujas possibilidades de ascensão foram cerceadas pelos preconceitos da sociedade brasileira na Colônia e no Império. Ora, essa ilação é improcedente, pois figuras como o Aleijadinho, Mestre Valentim, os compositores Domingos Caldas Barbosa e José Maurício Garcia, os engenheiros Teodoro Sampaio e André Rebouças, o jornalista José do Patrocínio e o próprio Luis Gama demonstram que suas qualidades intelectuais — quando se destacavam — eram reconhecidas. Em relação à importância do Direito como arma na luta pela liberdade, a alternativa confirma o enunciado.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2010

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Movimento Negro, Século XIX

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora