Disciplina: História 0 Curtidas

O número cada vez maior de mulheres letradas e interessada - ENEM 2022

Questão 54 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

O número cada vez maior de mulheres letradas e interessadas pela literatura e pelas novelas, muitas divulgadas em capítulos, seções, classificadas comumente como folhetim, alçou a um gênero de ficção corrente já em 1840, fazendo parte do florescimento da literatura nacional brasileira, instigando a formação e a ampliação de um público leitor feminino, ávido por novidades, pelo apelo dos folhetins e “narrativas modernas” que encenavam “os dramas e os conflitos de uma mulher em processo de transformação patriarcal e provinciana que, progressivamente, começava a se abrir para modernizar seus costumes”. No Segundo Reinado, as mulheres foram se tornando público determinante na construção da literatura e da imprensa nacional. E não apenas público, porquanto crescerá o número de escritoras que colaboram para isso e emergirá uma imprensa feminina, editada, escrita e dirigida por e para mulheres.

O registro das atividades descritas associa a inserção da figura feminina nos espaços de leitura e escrita do Segundo Reinado ao(à)

ABRANTES, A. Do álbum de família à vitrine impressa: trajetos de retratos (PB, 1920), Revista Temas em Educação, n. 24, 2015 (adaptado).

  1. surgimento de novas práticas culturais.

  2. contestação de antigos hábitos masculinos.

  3. valorização de recentes publicações juvenis.

  4. circulação de variados manuais pedagógicos.

  5. aparecimento de diversas editoras comerciais.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

O excerto arrola uma série de evidências que apontam para mudanças significativas no contexto cultural do País durante o Segundo Reinado. A emergência de escritoras que produzem essencialmente para outras mulheres reafirma a presença feminina nos anteriormente restritos espaços da cultura letrada do País na época. Apesar de o texto mencionar o patriarcado e o processo de modernização, em nenhum momento ele aponta estratégias à superação da supremacia dos homens. Embora a produção intelectual literária fosse monopolizada até então por homens, a escrita e a leitura não podem ser consideradas “antigos hábitos masculinos” levando em consideração a realidade da sociedade da época.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Brasil Império

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar