Disciplina: História 0 Curtidas

Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro - ENEM 2022

Questão 54 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro estiveram entre as primeiras categorias de trabalhadores a se organizar em associações e a exigir a intervenção dos poderes públicos na mediação de suas lutas por direitos. Na década de 1880, os caixeiros participaram da arena política e ganharam as ruas com vários outros, como os republicanos e os abolicionistas.

A atuação dos trabalhadores mencionados no texto representou, na capital do Império, um momento de

POPINIGIS, F. “Todas as liberdades são irmãs: os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o Império e a República. Estudos Históricos, n. 59, set-dez. 2018 (adaptado)

  1. manutenção das regras patronais.

  2. desprendimento das ideias liberais.

  3. fortalecimento dos contratos laborais.

  4. consolidação das estruturas sindicais.

  5. contestação dos princípios monárquicos.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

A década de 1880 apresenta um cenário, como destacado no excerto, de crescimento dos “republicanos e abolicionistas”. As transformações socioeconômicas, que, inclusive incluíam o crescimento do comércio e seus caixeiros mencionados no texto, associavam insatisfações de cafeicultores, de camadas médias urbanas e de militares com os rumos da monarquia no País. Obs.: a luta dos trabalhadores do comércio, vem desde décadas anteriores, com vistas ao reconhecimento de suas reivindicações como categoria laboral, buscando melhorias nas condições de trabalho e regulamentação por parte do Estado. Pode-se associar esta mobilização ao contexto amplo de contestação do Império. Apesar de, ser o início da estruturação de sindicatos, esses somente viriam a se consolidar depois de uma ampla luta que perpassa toda a Primeira República até atingir o ápice a partir da Era Vargas. O que torna o uso da palavra “consolidação” anacrônica.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Brasil Império

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar