Disciplina: História 0 Curtidas

Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso - Enem 2015

Questão 22 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

TEXTO I


Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.

CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.



TEXTO II


Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.

Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da

SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.

  1. manipulação e incompetência.

  2. ignorância e solidariedade.

  3. hesitação e obstinação.

  4. esperança e valentia.

  5. bravura e loucura.


Solução

Alternativa Correta: E) bravura e loucura.

Euclides da Cunha, ao escrever Os Sertões, exaltou a figura do sertanejo como sendo “antes de tudo um forte”, tendo em vista a hostilidade do meio natural e das condições socioeconômicas em que vivia. Nesse sentido, a Guerra de Canudos pode ser vista como uma epopeia sertaneja até a resistência de seus últimos defensores. Daí a ideia de “bravura”. Já H. M. Soares, ao julgar a atuação dos seguidores de Antonio Conselheiro como fruto do “banditismo e fanatismo”, adiciona um componente de irracionalidade que, no limite, ele considera como “loucura”.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2015

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Antônio Conselheiro, Guerra de Canudos, Os Sertões Veredas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar