Disciplina: Inglês 0 Curtidas
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem - ENEM 2010
Atualizado em 13/05/2024
Viva la Vida
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning and I sleep alone
Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy’s eyes
Listen as the crowd would sing
“Now the old king is dead! Long live the king!”
One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand
[…]
MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que
-
costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.
-
almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.
-
causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.
-
limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.
-
tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.
Solução
Alternativa Correta: A) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.
As informações contidas na letra da música “Viva la Vida” permitem conhecer o relato de alguém que costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada. Lê-se no texto:
“I used to rule the world” (= Eu comandava o mundo)/ (and now) (= e agora)/ “Sweep the streets I used to own” = Varro as ruas que eram minhas).
“I used to roll the dice” (= Eu costumava dar as cartas, ditar as regras)/ (and) (= e)/ “Now the old king is dead!” (= Agora o velho rei está morto!).
“One minute I held the key” (= Em um momento eu tinha a chave)/ “Next the walls were closed on me” (= A seguir as paredes (portas) se fecharam para mim).
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2010
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube