Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São - ENEM 2022

Questão 16 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo – e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce. Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada. No início de 1990, Elena tinha 20 anos quando se mudou para Nova York para cursar artes cênicas e batalhar uma chance no mercado americano. Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconheci mento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre. Petra tinha 7 anos. Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.

Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.

O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de

VANUCHI, C. Época, 19 out. 2012 (adaptado).

  1. narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.

  2. descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.

  3. sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.

  4. lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.

  5. avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

O gênero textual resenha avalia uma obra e, por vezes, emite juízo do valor do articulista. Impressões como “transformar suas memórias em imagem e poesia” ou a utilização contrastada de substantivos abstratos como “perda” e “encontro” cumprem o papel de avaliação crítica sobre o filme.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Gêneros Textuais

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar