Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é - Enem 2016

Questão 103 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

TEXTO I

Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.

LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em 18 Jan.2015.

TEXTO II

Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito

BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em 18 jan 2015.

  1. desperta o desejo de ascensão social.

  2. provoca mudanças nos valores sociais.

  3. advém de necessidades suscitadas pela publicidade.

  4. deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.

  5. resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.


Solução

Alternativa Correta: B) provoca mudanças nos valores sociais.

Conforme o Texto I, o consumismo afeta relações sociais, fazendo com que coisas sejam personificadas e pessoas coisificadas. O Texto II afirma que esse hábito afeta costumes em sociedade, modifica relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, fazendo sofrer e provocando prazer. Os dois textos, portanto, lidam com a ideia de que o consumismo “provoca mudanças nos valores sociais”.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2016

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Interpretação Textual, Relação entre Textos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar