Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente - ENEM 2009

Questão 92 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

  1. à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade

  2. à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

  3. ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).

  4. à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.

  5. ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora