Disciplina: Língua Portuguesa 1 Curtidas
Memes e fake news: o impacto na educação das crianças Há - ENEM 2024
Atualizado em 31/01/2025
Memes e fake news: o impacto na educação das crianças
Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas?
Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.
“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de mídia social.
Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas.
Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à
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falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.
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divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
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utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.
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exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais.
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propagação de mensagens com objetivos políticos.
Solução
Alternativa Correta: B) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
A resposta correta é a alternativa B porque o texto aborda especificamente o impacto dos memes e das fake news na educação das crianças, destacando como muitos estudantes e seus pais compartilham conteúdos sem entender o que está por trás dessas mensagens. A professora de língua portuguesa percebeu que, ao discutir memes com seus alunos, muitos não estavam cientes da manipulação e da desinformação presentes nesses conteúdos, especialmente nas redes sociais.
O texto critica a prática de divulgar informações manipuladas e falsas, algo comum nas postagens virtuais, como ilustrado pelo uso de memes e fake news. A proposta da professora é ajudar os alunos a desenvolverem uma leitura crítica, reconhecendo a manipulação por trás das mensagens. Ao focar no "letramento político e midiático", o texto sugere que o entendimento e a checagem da informação são essenciais para combater a propagação de notícias falsas.
Portanto, a crítica central da reportagem está na divulgação de informação manipulada, como exemplificado pelos memes e pela dificuldade de muitas pessoas em compreender o conteúdo que circula nas redes sociais. A educação, nesse contexto, surge como uma ferramenta crucial para sensibilizar as crianças e adolescentes sobre o impacto das mensagens falsas e a importância da checagem de informações.
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2024
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Interpretação Textual
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