Disciplina: Língua Portuguesa 1 Curtidas

Memes e fake news: o impacto na educação das crianças Há - ENEM 2024

Questão 45 - Caderno Azul
Atualizado em 31/01/2025

Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas?
Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.
“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de mídia social.
Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas.

Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).

Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à

  1. falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.

  2. divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.

  3. utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.

  4. exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais.

  5. propagação de mensagens com objetivos políticos.


Solução

Alternativa Correta: B) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.

A resposta correta é a alternativa B porque o texto aborda especificamente o impacto dos memes e das fake news na educação das crianças, destacando como muitos estudantes e seus pais compartilham conteúdos sem entender o que está por trás dessas mensagens. A professora de língua portuguesa percebeu que, ao discutir memes com seus alunos, muitos não estavam cientes da manipulação e da desinformação presentes nesses conteúdos, especialmente nas redes sociais.

O texto critica a prática de divulgar informações manipuladas e falsas, algo comum nas postagens virtuais, como ilustrado pelo uso de memes e fake news. A proposta da professora é ajudar os alunos a desenvolverem uma leitura crítica, reconhecendo a manipulação por trás das mensagens. Ao focar no "letramento político e midiático", o texto sugere que o entendimento e a checagem da informação são essenciais para combater a propagação de notícias falsas.

Portanto, a crítica central da reportagem está na divulgação de informação manipulada, como exemplificado pelos memes e pela dificuldade de muitas pessoas em compreender o conteúdo que circula nas redes sociais. A educação, nesse contexto, surge como uma ferramenta crucial para sensibilizar as crianças e adolescentes sobre o impacto das mensagens falsas e a importância da checagem de informações.

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2024

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

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