Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não - ENEM 2015
Atualizado em 13/05/2024

Pode aparecer onde menos se espera em cinco formas diferentes. É por isso que o Dia Mundial Contra a Hepatite está ai para alertar você. As hepatites A, B, C, D e E tem diversas causas e muitas formas de chegar até você. Mas, evitar isso é bem simples. Você, só precisa ficar atento aos cuidados necessários para cuidar do maior bem que você tem: A SUA SAÚDE!

Disponível em: http://farm5.static.flickr.com. Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:
-
o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população.
-
a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
-
o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
-
a empresa anunciada deixa de se autopromover ao mostrar preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
-
o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar