Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador - Enem 2016
Atualizado em 13/05/2024
Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. […] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. […] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa […]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro […]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis […].
NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011 (fragmento).
Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na família e mostra um contexto em que
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a obediência ao imperador leva ao prestígio pessoal.
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as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.
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a refeição é o que determina a agregação familiar.
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os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.
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o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.
Solução
Alternativa Correta: E) o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.
O trecho de uma obra de um autor japonês descreve como os familiares se distribuíam em uma mesa na hora das refeições de acordo com as tradições imperiais: homens sentados e mulheres de pé. Essa prática cultural “metaforiza uma estrutura de poder” masculino.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2016
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Cultura Nipônica, Interpretação Textual
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