Disciplina: Química 0 Curtidas

Na manipulação em escala nanométrica, os átomos - ENEM 2009

Atualizado em 13/05/2024

Na manipulação em escala nanométrica, os átomos revelam características peculiares, podendo apresentar tolerância à temperatura, reatividade química, condutividade elétrica, ou mesmo exibir força de intensidade extraordinária. Essas características explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que estão sendo muito pesquisados em diversas áreas, desde o desenvolvimento de cosméticos, tintas e tecidos, até o de terapias contra o câncer.

A utilização de nanopartículas na indústria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois

LACAVA, Z. G. M; MORAIS, P. C. Nanobiotecnologia e Saúde. Disponível em: http://www.comciencia.br (adaptado).

1. as partículas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam.

2. as partículas podem ser manipuladas, mas não caracterizadas com a atual tecnologia.

3. as propriedades biológicas das partículas somente podem ser testadas em microrganismos.

4. as partículas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, até mesmo, aos ecossistemas.

5. o organismo humano apresenta imunidade contra partículas tão pequenas, já que apresentam a mesma dimensão das bactérias (um bilionésimo de metro).

Alternativa Correta: D) as partículas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, até mesmo, aos ecossistemas.

A dimensão de um átomo é da ordem de 0,1 nanômetro. O interesse industrial na nanotecnologia está cada vez mais acentuado e ainda requer estudos mais detalhados, pois essas partículas podem atravessar poros e canais celulares, podendo causar problemas desconhecidos aos seres vivos (um núcleo de átomo de hélio pode provocar ionização de células e destruí-las). Uma bactéria apresenta dimensão da ordem de um micrômetro (1000 nanômetros).

Ano da Prova: 2009