Disciplina: Química 0 Curtidas

No processo de industrialização da mamona, além do óleo - ENEM 2011

Questão 55 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação.

A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a

Revista Química Nova na Escola. V. 32, n.° 1, 2010 (adaptado).

  1. lipofilia.

  2. hidrofilia.

  3. hipocromia.

  4. cromatofilia.

  5. hiperpolarização.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: B

O óleo de mamona é um líquido apolar. Substâncias polares (hidrófilas) são insolúveis em solventes apolares. Se essas substâncias tóxicas e alergênicas não estão presentes no óleo da mamona, trata-se de substâncias hidrófilas que estarão presentes apenas na massa da torta da mamona. Portanto, a característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas é a hidrofilia, isto é, essas substâncias são insolúveis no óleo de mamona.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2011

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Solubilidade dos Compostos Orgânicos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar