Disciplina: Química 0 Curtidas

O urânio é empregado como fonte de energia em reatores - ENEM 2022

Questão 97 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineral deve ser refinado, convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235. Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 e de urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas por telas com grande número de pequenos orifícios. No entanto, devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.

Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).

  1. Peneiração.

  2. Centrifugação.

  3. Extração por solvente.

  4. Destilação fracionada.

  5. Separação magnética.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: B

Para separar os isótopos do urânio será realizada uma centrifugação. Essa técnica é possível visto que, segundo o texto, os isótopos apresentam massas diferentes. Sendo assim, a densidade será diferente e as frações serão separadas em uma centrífuga, através de sua rotação.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Princípios

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar